A

483 palavras 2 páginas
a) JUSTIFICAÇÃO DO TÍTULO DO CONTO

O conto intitula-se «Bambo» porque é o nome do sapo, protagonista da história. O adjectivo ‘bambo’ caracteriza um ser frágil e sem força nem firmeza, algo que corresponde bem ao aspecto físico de um sapo.

b) IDENTIFICAÇÃO DA MENSAGEM DO CONTO

Neste conto - através do nascimento de uma amizade entre um camponês, o tio Arruda, e um sapo, Bambo - vemos que a amizade é sempre possível, com toda a gente e apesar das diferenças que possam existir. Outra mensagem é que o ser humano não se conhece a si mesmo e que tem que descobrir a sua própria personalidade - “Cada um de nós é um enigma, que a maior parte das vezes fica por decifrar.” (p. 43) Neste conto, O tio Arruba descobre com a ajuda do sapo que gosta da natureza.

c) IDENTIFICAÇÃO DA CRÍTICA SOCIAL

Neste conto o autor critica os homens ignorantes que viram as costas à natureza, alguns homens são caracterizados como máquinas seguindo um destino e sem pensaram no que fazem: “Ricos e pobres nem no brilho do sol reparavam. Comiam, bebiam e cavavam leiras, numa resignação de condenados.” (p.44)
Aqui, um pequeno sapo, que só se deixa ver depois do sol-pôr, leva o tio Arruda a perceber alguns valores da vida, como tomar conta da natureza e não tirar a vida sem razão - “É certo que matava vida. Mas unicamente aquela que, errada e parasitária, estava desde a nascença a soldo da morte.” (p.46). Distingue-se do filho do caseiro novo – este surgindo como verdadeira personagem tipo podendo representar a sociedade em geral com toda a sua insensibilidade e incapacidade de dialogar com o outro diferente - que mais tarde acabará por matar o sapo Bambo sem nenhuma razão aparente.
É uma pena as pessoas não saberem lidar com a diferença face à qual reagem de forma muito negativa: aniquilando-a.

d) IDENTIFICAÇÃO DA ATUALIDADE DO CONTO (da mensagem, da crítica...)

A mensagem deste conto é ainda actual, porque ainda hoje podemos aprender muito com pessoas diferentes, a amizade não tem

Relacionados