A Índia Tikuna do Amazonas – We’e’ena Miguel

1959 palavras 8 páginas
A Índia Tikuna do Amazonas – We’e’ena Miguel
Artista plástica e cantora.
“Um grande erro no Brasil é achar que índio de sucesso internacional, formado e morando em um castelo não é índio.”
Nascida em 16 de agosto de 1988 na Aldeia Tikuna de Umariaçu, município de Tabatinga no estado do Amazonas, a Índia Tikuna We’e’ena – que quer dizer “onça nadando para o outro lado do rio” –, após cumprir 1.090 horas de estudo no IDC – Instituto Dirson Costa de Arte e Cultura do Amazonas, em de dezembro de 2004 formou-se em artes plásticas. Descobrindo então o seu dom, no mesmo instituto aprimorou-se em acrílico sobre tela, concluindo com 504 horas de estudo sua formatura em maio de 2005, recebendo vários prêmios de destaque profissional, destacando-se como a “melhor artista plástica indígena do Brasil”, na 1ª Coletiva de Artistas Indígenas do Amazonas, em 2005, sendo então patrocinada pelo Banco do Amazonas.

Hoje, 12 de suas obras compõem o acervo de exposição permanente no Museu Histórico de Manaus, em frente ao Teatro Amazonas. Dado aos muitos convites para exposições de suas obras, We’e’ena decidiu dedicar-se ao trabalho da inclusão social dos povos indígenas, através da difusão da sua arte.
Aprimorando seus conhecimentos em direito dos povos indígenas, estudou e concluiu três cursos de Liderança Indígena, sendo um de Gestão de Projetos e Liderança Indígena, promovido pela SBEP – Sociedade Brasileira de Educadores do Amazonas, outro pela Internacional Youth Foundation, um pela Nokia e um certificado pela fundação ABRING, na qual prestou três anos de trabalho no projeto Criança Esperança.

Casando-se com o Cacique Cafuzo Tukumbó Dyeguaká – o Violonista Maestro Robson Miguel –, transferiu-se para São Paulo, residindo no Castelo de Robson Miguel e sendo reconhecida pela mídia nacional e internacional de revista, jornalística e televisiva, como a “Primeira Rainha Indígena do Brasil” a viver em um castelo. We’e’e'na foi capa da Revista Empresarial Merc News,

Relacionados

  • A divisão de trabalho na comunidade Indígena Tikuna Wotchimaücü em Manaus. Uma questão de gênero.
    7507 palavras | 31 páginas