A O Monit Ria Fundada Em Recibo

417 palavras 2 páginas
Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito

Túlio Marcos, brasileiro, casado, comerciante, residente e domiciliado nesta cidade, na Rua Independência nº 1.822, por seu procurador abaixo firmado, conforme instrumento de mandato incluso, com escritório profissional na Rua da República nº 1.889, onde recebe intimações, vem, com o merecido respeito, perante Vossa Excelência, promover a presente ação monitória, forte no art. 1.102-A e seguintes do Código de Processo Civil, contra Lúcio Sérgio, brasileiro, empreiteiro de obras, residente e domiciliado nesta cidade, na Rua Pedro Álvares Cabral nº 1.500, expondo e requerendo o seguinte:
1. O autor contratou com o requerido a fabricação de mobiliário completo para um quarto de casal, no dia 10 de novembro deste ano, tendo pago, adiantadamente, o valor de R$ 4.100,00, tendo recebido recibo discriminando a encomenda e fixando o prazo de entrega, de 20 dias.
2. Vencido o prazo, procurou o réu, tendo tomado conhecimento de que não havia efetuado o serviço. Alegou aquele, na ocasião, que outros compromissos e a elevação do preço da madeira não possibilitavam o cumprimento do contratado, exigindo mais dinheiro e mais prazo. Inconformado com a exigência, o requerente pediu, ao menos, a devolução do dinheiro, recebendo negativa do réu.
3. Pretende o requerente, a devolução do valor pago ao réu, acrescido de juros e correção monetária cabíveis.
4. O documento juntado – recibo – não possui a eficácia de título executivo, mas constitui-se em prova escrita da dívida, possibilitando a promoção de ação monitória, a teor do art. 1.102-A do Código de Processo Civil, que diz expressamente: “A ação monitória compete a quem pretender, com base em prova escrita sem eficácia de título executivo, pagamento de soma em dinheiro, entrega de coisa fungível ou de determinado bem móvel”.
Em razão do exposto, com amparo no art. 1.102-A e seguintes do Código de Processo Civil, requer a citação do réu para, no prazo de quinze (15) dias, proceder a devolução da

Relacionados