A l mina ungueal produzida pelos quer hellip

1474 palavras 6 páginas
A lâmina ungueal é produzida pelos queratinócitos da matriz ungueal, na porção proximal do leito ungueal. Caracteriza-se por ser composta de queratina, apresentar consistência dura e estar acima do leito ungueal e sobre a face dorsal da falange dista

O Eponíquio corresponde a todas as estruturas que compõem o aparelho ungueal, incluindo a placa ungueal, o leito ungueal, eponíquio, paroquio e hiponíquio.

LÂMINA BIFURCADA
ONICOCLASE: Ruptura (fissura) da unha. V. Unha bifurcada; lâminas birfucada e onicofissura

X PITTINGS
O pitting ungueal é a alteração mais conhecida e freqüente da psoríase ungueal e consiste em um pontilhamento que se manifesta por depressões ou pequenas cavidades. aparência rugosa e acinzentada, semelhantes à lixas, dispostas no sentido longitudinal.
Em geral, pitting está associado a psoríase. Podem ocorrer na dermatite atópica, Onicoatrofia (atrofia ungueal) é a perda da configuração original da lamina ungueal (unha), bem como a interrupção do seu crescimento.
Também ocorre perda em sua coloração que é uma das características para o interrompimento definitivo do seu crescimento
Além de ter uma aparência que compromete a estica, a lamina atrofiada pode comprometer o andar de um individuo ou ainda inibi-lo de usar calçados abertos, como sandálias e de frequentar piscinas, prais,etc.
A lamina (unha) muito curta provoca a elevação do tecido, principalmente na polpa digital que tende a ficar mais elevado, alterando o formato do artelho (dedo) comprometido.

COMO TRATAR!!!
Cabe ao podólogo fazer a higienização do pé a ser tratado e especificamente do artelho (dedo) comprometido. É importante que o podólogo estimule o cliente a persistir no tratamento, que por ser muito demorado, geralmente desmotiva e causa a sua desistência.
Identificada a atrofia ungueal, o podólogo deve pelo menos, em 3 ou 4 atendimentos medir o

Relacionados