A vida do rei Saul na monarquia de Israel

Páginas: 21 (5071 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
SAUL
Saul (em hebraico שאול המלך ) é o nome do primeiro rei do antigo reino de Israel, conforme a tradição judaico-cristã.
Filho de Quis, da tribo de Benjamin, Saul teria vivido por volta de 1095 a.C. e reinado por quarenta anos.
[editar] Origem e ascensão
Antes de Saul, não pode-se definir uma nação israelita. Tratava-se de diversas tribos unidas por laços étnicos e culturais, quealiavam-se ou batalhavam entre si de acordo com a conveniência, e eram governadas por juízes, geralmente pessoas de renome que lideravam suas respectivas tribos em combates, e serviam como legisladores em tempo de paz. O elemento religioso judaico, com a crença no Deus único veio a trazer uma frágil aliança entre estas tribos em torno do Tabernáculo e da Arca da aliança.
De acordo com o texto bíblico[1],com o envelhecimento do último juiz Samuel, as tribos israelitas uniram-se para pedir um rei que pudesse guiá-los como havia nas outras nações. Apesar da oposição por parte de Samuel à proposta (já que Deus deveria ser o "único rei" de Israel), este acaba pedindo um sinal divino que lhe indica o benjaminta Saul como escolhido para governar o seu povo, apesar da oposição de alguns.
[editar]Reinado e morte
Saul, antes um líder guerreiro do que realmente um governante, não alterou quase nenhum dos padrões tribais que imperavam sobre Israel desde a época dos juízes. Saul contava com auxiliares próximos como seu filho Jônatas. No inicio de seu governo, os amonitas, comandado por Naas, iniciaram o cerco a cidade de Jabes. Saul convocou todo o reino de Israel e venceu os amonitas. Saul, então,entrou em guerra contra os filisteus. Como os hebreus não tinham o domino da metalurgica, foram obrigados a lutar com equipamentos agricolas. Saul e seu filho conseguiram importantes vitórias militares sobre os filisteus o que garantiu ao povo de Israel um período pacífico. Saul combateu Moab, Edom, Soba e os amalecitas. Mas a constante ameaça dos filisteus, os desentendimentos entre as tribos ea imaturidade de Saul fadaram seu reinado ao fracasso. Saul em sua arrogância teria usurpado funções sacerdotais e violado as leis de Moisés quanto aos aspectos de guerra.
O juiz Samuel, vendo a decadência de Saul e inspirado por Deus acabaria por retirar seu apoio de Saul, e ungindo um jovem rapaz da tribo de Judá, Davi, para ocupar o lugar de Saul. Mesmo que este tenha conquistado um cargo nacorte de Saul, e desposado Mical, a filha de Saul, Davi tornou-se objeto de inveja por parte de seu sogro. Davi havia liderado destacamentos contra os filisteus, e seu sucesso em combate e adulação por parte do povo, despertaram os ciúmes do governante. Davi é obrigado a fugir e peregrinar errante para fugir de Saul.
Em guerra contra os filisteus, Saul acaba por perder três dos seus quatro filhos(vide 1Sm. 31:2 e em seguida 1Cr. 8:33) no combate no monte Gilboa. Ferido, comete suicídio lançando-se sobre sua espada e, por fim, seu exército é disperso. Saul é decapitado e os filisteus penduram seu corpo e os de seus filhos nos muros de Bet-Shan. De acordo com a tradição, teria governado o povo de Israel por quarenta anos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Saul_%28rei%29

Os Pecados do ReiSaul
 Saul, foi o primeiro rei de Israel e era descendente da tribo de Benjamim. Transcorria seu reinado muito bem. Firmou os seus direitos, ganhando a confiança do povo com o resultado das suas campanhas militares contra os inimigos de Israel (I Samuel 14:47-52), porém entrou em decadência ao cometer três pecados diante de que Deus, sendo que o último deles foi total abominação, que porconseqüência, levou-o à morte depois de Deus haver se afastado dele, vejamos então quais foram estes pecados:
 a)    O primeiro pecado de Saul foi se arvorar como Sacerdote sobre Israel, usurpando temporariamente o cargo de Samuel, que era o Sacerdote e Profeta da parte de Deus sobre o povo. Saul não era Sacerdote. Estava a sete dias esperando pelo Sacerdote Samuel para a oferta do sacrifício, como Samuel...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os pecados do Rei Saul
  • A MONARQUIA ENTRE ISRAEL trabalh0o para alunos 2
  • A rvore da Vida Israel Regardie
  • Vida longa ao rei
  • Absolutismo e a vida do rei luiz xiv
  • Projeto
  • SAul
  • A monarquia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!