A VIDA AO REDOR DA BIPOLARIDADE: ANÁLISE DO FILME “MR. JONES”

8207 palavras 33 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS
CENTRO DE CIÊNCIAS DA VIDA
FACULDADE DE PSICOLOGIA

ANA CAROLINA DE DEUS SOARES
KARINA SOARES MARIZ
PATRICIA REGINA BUENO INCERPE

A VIDA AO REDOR DA BIPOLARIDADE:
ANÁLISE DO FILME “MR. JONES”

CAMPINAS
2013

ANA CAROLINA DE DEUS SOARES
KARINA SOARES MARIZ
PATRICIA REGINA BUENO INCERPE

A VIDA AO REDOR DA BIPOLARIDADE:
ANÁLISE DO FILME “MR. JONES”

Relatório apresentado à disciplina Métodos de Pesquisa em Psicologia, da Faculdade de Psicologia do Centro de Ciências da Vida, como parte das atividades de laboratório exigidas para aprovação. Responsáveis pela disciplina: Prof.ª Dr.ªIsabel Cristina Dib Bariani e monitora Priscilla Figueiredo.

PUC - CAMPINAS
2013
SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO

Ser capaz de tolerar tudo o que podemos encontrar em nossa realidade interior é uma das grandes dificuldades humanas, e um dos importantes objetivos humanos consiste em estabelecer relações harmoniosas entre as realidades pessoais internas e as realidades exteriores (Winnicott, 1999, p.98).

O presente trabalho tem como tema delimitado as diversas faces do Transtorno de Humor Bipolar (THB). A pesquisa problematiza o relacionamento bipolar e as suas dimensões bidirecionais. Entre as várias justificativas para o estudo, tem-se primeiramente a importância deste conhecimento com a finalidade de diagnosticar o transtorno e auxiliar na qualidade das relações sociais dos que são acometidos pelo mesmo e também dos que são envolvidos por estes. O trabalho pode despertar o interesse de outros pesquisadores, levando em consideração que a compreensão de como se dá o relacionamento interpessoal de um bipolar é de suma importância, pois ao entender esse transtorno, de onde surgem seus sintomas e como eles se apresentam, pode ajudar de forma significativa na maneira como percebemos essas pessoas e como podemos lidar com

Relacionados

  • Roidz Profiles 4
    196258 palavras | 786 páginas