A velhice numa perspectiva comparda

Páginas: 25 (6026 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2014
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, CULTURA E VELHICE: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE AS CIDADES DE NÜRNBERG E MONTES CLAROSMarina da Cruz Silva*
RESUMO
O presente artigo apresenta de forma sucinta os principais achados da pesquisa sobre as experiências do envelhecer para homens e mulheres velhas no Brasil (Montes Claros) e na Alemanha (Nürnberg), realizada ao longo do período compreendido entre 2008 e 2011.O principal objetivo da pesquisa foi investigar a importância da variável sociocultural e das condições socioeconômicas, aliada às categorias classe social, gênero, gerações e raça/etnia no que concerne à representação social da velhice numa perspectiva transcultural. Para tanto, adotou-se abordagem qualitativa e quantitativa (dados secundários sobre as condições de vida na velhice). Ao todo,foram entrevistados 60 pessoas, 30 em cada cidade estudada, sendo desses 15 homens e 15 mulheres acima de 60 anos. Os dados qualitativos revelam semelhanças e diferenças na forma de se conceber e vivenciar a velhice, demonstrando que homens e mulheres refletem e são reflexos das dimensões culturais, sociais e históricas do contexto, onde se encontram inseridos, sendo notórias as conotações atribuídasàs categorias de classe, gênero, etnia e geração no contexto de cada cidade estudada.
PALAVRAS-CHAVE: Representação social, velhice, estudos transculturais, gênero.
Introdução
O realce que a temática da velhice e do envelhecimento tem suscitado, nos últimos anos, tanto em nível internacional como nacional, é perceptível através da crescente e contínua produção acadêmica acerca dessatemática, envolvendo as mais diferentes áreas do conhecimento, inclusive as ciências sociais. Todavia, ainda perdura uma série de lacunas, sobretudo na área em destaque, no que tange à compreensão (Verstehen) da velhice e do envelhecimento em contextos socioculturais diferentes, tendo em vista a existência de poucos estudos que tenham se dedicado a analisar as representações sociais da velhice a partir dospróprios sujeitos que envelhecem.
Reconhecendo a tímida existência de estudos desse caráter, esta pesquisa procurou investigar, em que medida aspectos de ordem social, econômica, subjetiva e cultural exercem influência na dinâmica das representações sociais da velhice e do envelhecimento na Alemanha e no Brasil, especificamente, nas cidades de médio porte, Nürnberg e Montes Claros.
Estudar avelhice a partir da representação social dos sujeitos que envelhecem, sugere, em primeira mão, a recorrer a dados meramente subjetivos em detrimento dos objetivos. Nesta pesquisa, partiu-se do pressuposto que a combinação desses tipos de dados é de grande valia, na tarefa de se procurar compreender a dinâmica da velhice e suas múltiplas faces. Ressalte-se que alguns estudos e pesquisas têmapontado para a multidirecionalidade entre os indicadores subjetivos e objetivos, demonstrando, assim, a complementariedade e a igual relevância dos mesmos no processo de apreensão da realidade.
Essa combinação de dados é igualmente significativa nos estudos de caráter transcultural. Em geral, nesse tipo de pesquisa, procura-se identificar aqueles aspectos que poderiam ser considerados “comuns”(universais) e diferentes (específicos) entre as culturais. No âmbito da pesquisa sobre a velhice e o envelhecimento tem predominado a tendência em se sobrevalorizar os “resultados universais”. Essa postura tem sido questionada nas últimas décadas, sobretudo devido à inconsistência de alguns resultados desse tipo de abordagem, a qual tem se concentrado, em essência, na busca pelo chamado “JoãoUniversal” (GEERTZ, 1978; DEBERT, 1998; DOLL 1999).
Ora, conforme ressaltara Geertz (1978, p.45): “pode ser que nas particularidades culturais dos povos – nas suas esquisitices – sejam encontradas algumas das revelações mais instrutivas sobre o que é ser genericamente humano.” Em outros termos, as diferenças culturais, próprias do ser humano, podem revelar o quê há de mais essencial em sua realidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A vida conjugal na velhice: Formação e perspectivas para o futuro
  • velhice
  • Velhice
  • Velhice
  • A velhice
  • a velhice
  • velhice
  • Velhice

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!