a vacina

Páginas: 5 (1168 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
A VACINA
Uma vacina é uma substância derivada, ou quimicamente semelhante, a um agente infeccioso particular, causador de doença. Esta substância é reconhecida pelo sistema imunitário do indivíduo vacinado e suscita da parte deste uma resposta que o protege de uma doença associada ao agente. A vacina, portanto, induz o sistema imunitário a reagir como se tivesse realmente sido infectado peloagente. Seu objetivo é “treinar” o sistema imunológico a reconhecer e combater rapidamente o microorganismo, caso ele “invada” nosso corpo.
A primeira resposta do sistema imunitário, seja a uma vacina, seja ao agente infeccioso, é em geral lenta e inespecífica. Porém, o fato de o agente não existir na vacina com capacidade para se multiplicar rapidamente e causar doença, da ao sistema imunitáriotempo para preparar uma resposta específica e memorizá-la. No futuro, caso o vacinado seja realmente infectado, o sistema imunitário responderá com rapidez e eficácia suficiente para protegê-lo da doença.
Em termos gerais, a reação individual a uma vacina depende sempre dos antecedentes de estimulação do sistema imunitário do indivíduo vacinado, da genética subjacente às características do sistemaimunitário, e do seu estado geral de saúde.
De um modo geral, as vacinas produzidas nos países desenvolvidos são cada vez mais seguras. A fabrica de vacinas respeita normas internacionais que dão garantia de segurança e boa tolerância.
A capacidade protetora das vacinas é objeto de estudo antes de serem colocadas no mercado. A vacina é experimentada em um grupo de animais não humanossusceptíveis ao agente infeccioso e o seu efeito protetor é estudado, por comparação com um grupo de animais não vacinados, quando os dois grupos são expostos ao agente. Este tipo de estudos permite averiguar a dose mínima capaz de induzir proteção e de normalizar a composição da vacina. Numa fase mais avançada, a vacina é também experimentada em voluntários humanos. Investiga-se então a resposta imune(anticorpos produzidos e sua titulação) e as variações individuais na resposta à vacina.
A eficácia de uma vacina depende desta ser corretamente transportada, armazenada e administrada. Por exemplo, devem ser respeitados os prazos de validade e as vacinas devem ser transportadas e armazenadas em geral entre 0 e 8ºC, usando malas isotérmicas e frigoríficos. Devem também ser protegidas da luz solar.Por uma questão de precaução, os frigoríficos ou arcas usados para armazenamento devem estar munidos de termómetro e circuito eléctrico alternativo ao circuito principal. Além disso, temos algumas vacinas altamente eficazes como a da varíola, que praticamente erradicou a doença da face da terra. Outras, como a da gripe, têm de ser atualizadas todos os anos, face à frequente mutação que sofre ovírus influenza.

No quadro abaixo podemos observar idade mínima para iniciar a vacinação e intervalos mínimos admissíveis entre múltiplas doses do mesmo antígeno.
(a) Excepcionalmente, em caso de elevado risco, este intervalo pode ser encurtado para 4 semanas.
(b) Nos casos em que é recomendada uma 5ª dose (DTP, DT, Td ou T), esta deve ser intervalada da 4ª dose, no mínimo, de 6 meses.
(c) Aidade mínima de 6 meses para a 1ª dose de VASPR ou VAS aplica-se em caso de surto. As crianças vacinadas antes do primeiro ano de idade devem ser revacinadas com a VASPR I, entre os 12 e os 15 meses.

A maior parte das vacinas é direcionada à infância, e há obrigatoriedade se seguir o calendário vacinal básico. No entanto, algumas vacinas são indicadas para adultos em geral, idosos ou gruposespeciais, como trabalhadores da área da saúde, viajantes, pessoas com problemas cardíacos ou pulmonares, ou que precisam tirar o baço, etc.
 As vacinas podem ter efeitos colaterais, que costumam se restringir a dor ou sinais inflamatórios no local da aplicação, ou febre baixa. Algumas, no entanto, principalmente as que utilizam microrganismos vivos atenuados, podem, ocasionalmente, produzir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vacinas
  • vacina
  • Vacina
  • Vacinas
  • Vacinas
  • Vacina
  • vacinas
  • Vacinas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!