A Transposição de Romeu e Julieta para as HQs da turma da Mônica

1102 palavras 5 páginas
A Transposição de Romeu e Julieta para as HQs da turma da Mônica
*MOURA, Eliane; TEIXEIRA, Ricardo; RAMOS Maiara*. 1
Orientadora Elisabete Barbosa
Resumo: Neste trabalho escolhemos analisar a linguagem usada na transposição da peça
Romeu e Julieta de Shakespeare para a história em quadrinhos da Turma da Mônica e mostrar os recursos linguísticos mais utilizados na versão de Maurício de Souza.

Palavras - chave: Transposição, Linguagem, HQs.
Introdução
Nosso objetivo é fazer uma análise da linguagem transposta para os quadrinhos da
Turma da Mônica com o foco em Romeu e Julieta, apontando como alguns dos recursos são utilizados nas HQs, como as falas, os balões, as onomatopéias, plano conjunto, plano americano e o contra-plongê.
Por transposição entenderíamos a relocação cultural dos textos fontes, seja ela em termos geográficos, temporais ou ainda socioculturais. No caso de Romeu e Julieta,
Maurício de Souza ele reloca a história com uma linguagem própria de seus personagens, utilizando-se de humor e comicidade a fim de adequar-se ao propósito de seus quadrinhos. É exatamente nessa adequação de linguagens que nossa pesquisa pretende contribuir.
Histórias em quadrinhos, ainda que tenham sofrido inúmeras e pesadas críticas no passado e que ainda sejam alvo de especulações e discussões, atualmente ganham relevância e estabelecem relação com outros tipos de representação, inclusive com a literatura. Segundo Paulo Ramos (2009), os autores nacionais de histórias em quadrinhos ainda encontram dificuldades para produzir e difundir seus trabalhos.
Após um estudo teórico dos autores Jacques Marny (1978) e Paulo Ramos (2009), analisamos a história em quadrinhos, o Gibizão Romeu e Julieta da Turma da Mônica.

Material e Método
No presente trabalho utilizamos um método comparativo entre o texto fonte de
Shakespeare e a transposição para os quadrinhos, contamos com estudos de Paulo
Ramos e Jacques Marny, em que encontramos a base teórica, para nossa

Relacionados

  • refer curric vol1
    137590 palavras | 551 páginas
  • PR TICA DE LEITURA EM SALA DE AULA
    155668 palavras | 623 páginas