A TRAJET RIA DO MCDONALD S

746 palavras 3 páginas
A TRAJETÓRIA
DO
MCDONALD’S

A marca MCDONALD’S se tornou sinônimo de Alimentação Rápida (Fast Food). A maior rede deste tipo de alimentação é um dos símbolos do capitalismo e do estilo de vida americano no mundo.. A marca se tornou tão conhecida que a prestigiosa revista The
Economist utiliza seu principal sanduíche, o Big Mac, para fazer comparações do poder de compra entre os países. O MCDONALD’S pode até desaparecer algum dia, mas sua cultura estará implantada para sempre no mundo.
Começou em 1937 quando os irmãos Richard (Dick) e Maurice (Mac)
McDonald resolveram abrir um modesto restaurante no sistema Drive-In na cidade de
Arcádia, estado da Califórnia, para vender cachorro-quente. Pouco depois, em 1940, eles se mudaram para a cidade de San Bernardino, também na Califórnia, onde abriram um restaurante com o nome de MCDONALD’S BAR-B-Q na famosa Rota 66 com aproximadamente 20 garçons que em cima de patins entregavam o pedido do cliente no carro. Isso se tornou extremamente popular e muito lucrativo. O cardápio continha 25 itens, a maioria deles churrascos. Em 1948, depois de notar que a maioria do dinheiro que ganhavam provinha da venda de hambúrguer, que na época custava US$ 0.15, os irmãos renovaram totalmente o restaurante.
Dentre as inovações empreendidas estavam: substituição de todos os utensílios talheres, copos, pratos – por embalagens descartáveis; visitação pública de sua cozinha, onde os clientes podiam ver a impecável higiene e limpeza; eliminação do serviço de garçonete, fazendo com que os próprios clientes tivessem que sair de seus carros e irem fazer o pedido direto no balcão; e uma nova forma de produção dos sanduíches com a reformulação do cardápio, que passou a ser bastante enxuto, e dos alimentos preparados com base em uma linha de montagem.

Em 1953, os irmãos começaram a criar franquias de seu restaurante, onde em julho de 1971 foi criado o primeiro Mc
Donald’s em território asiático e em agosto do mesmo ano na
Europa, o maior Mc Donalds

Relacionados

  • MBA Gestão de Pessoas
    4331 palavras | 18 páginas
  • carteira de variancia minima
    21019 palavras | 85 páginas