A TICA DO BIBLIOTEC RIO COMO INSTRUMENTO DE DEMOCRATIZA O DA CULTURA E DA INFORMA O

4858 palavras 20 páginas
A ÉTICA DO BIBLIOTECÁRIO COMO INSTRUMENTO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA CULTURA E DA INFORMAÇÃO

Introdução

O presente trabalho, elaborado a partir de textos base, apresentados, como “A questão ética na atuação do profissional bibliotecário”, de Michel Maya Aranalde e “Ética e Deontologia em Profissões da Informação”, de Francisco Das Chagas Souza, além de outros diplomas, como o Código de Ética do Bibliotecário, traduz o papel do profissional bibliotecário na atual sociedade da informação e sua participação nela, como prestador dos serviços de difusão do conhecimento, cultura, informações e a discussão acerca da sua atuação com a observância da ética profissional. Esta, aliás, será um dos pontos de reflexão acerca das considerações trazidas pelos autores dos dois artigos, que serviram de base. Buscou-se, ainda, no presente, tecer as críticas aos entendimentos dos autores, e por fim, enaltecer a função social do profissional bibliotecário na democratização da cultura e da informação, baseado nos princípios éticos abordados.

Conceituações e Reflexões Sobre a Ética
A discussão tem seu início, a partir de uma breve análise sobre a ética, levando em consideração pontos como sua definição, o campo e o objeto da temática, visto que são pontos bastante passíveis de amplo debate pela sociedade da informação. A definição de ética, se torna algo premente, a partir do momento em que precisamos saber a significação deste assunto e quais termos o caracterizam para que, em seguida, possamos conhecer melhor o seu campo de estudo considerando a sua cientificidade.

Não há como refletir sobre ética, sem a clareza de seu conceito e, levar-se em conta que ela é um ramo da filosofia e, tal como uma ciência, avalia a conduta humana perante o ser e seus semelhantes, uma vez que confronta o desempenho humano em relação às normas comportamentais, estabelecidas num dado contexto social.
A clareza de conceito, todavia, não é tarefa das mais fáceis. Jonathas Luiz Carvalho Silva, em

Relacionados