A Teoria da Democracia Revisitada – A democracia grega e a democracia moderna (SARTORI, Giovanni)

2254 palavras 10 páginas
A Teoria da Democracia Revisitada – A democracia grega e a democracia moderna (SARTORI, Giovanni)
Homonímia, não homologia

Segundo Sartori, a democracia antiga era concebida numa relação íntima com poli. E a polis grega não era de fato uma cidade-Estado, pois, em nenhum sentido, era um “Estado”. A polis era uma cidade-comunidade. Tucídides definiu-a com três palavras: andres gar polis (os homens é que são a cidade). Sendo assim, segundo o autor, estaríamos sendo grosseiramente imprecisos, tanto terminologicamente quanto conceitualmente, quando falamos do sistema grego como um Estado democrático.
Se os gregos tivessem a mesma ideia de Estado que nós temos, a noção de “Estado democrático” lhes pareceria uma contradição. Segundo o autor, o caracterizava o a democracia dos antigos era exatamente o fato de não ter um Estado ou ter menos Estado. Sendo assim, Sartori conclui que as democracias antigas não nos podem ensinar nada sobre a construção, e a forma de conduzir um Estado democrático, que compreenda mais que uma cidade pequena. Entretanto, a diferença entre as democracias antiga e moderna não é apenas de dimensões geográficas e demográficas exigindo soluções diferentes mas também uma diferença de objetivos e valores.
A democracia que buscam os homens modernos, no sentido do seu ideal de democracia, não é, de forma alguma, a mesma dos gregos, uma vez que em mais de dois mil anos, a civilização moderna enriqueceu , modificou e articulou suas metas valorativas. Como podemos pensar que uma sociedade que experimentou o cristianismo, o humanismo, a Reforma, uma concepção de “direitos naturais” da lei natural, e o liberalismo está em busca dos mesmos objetivos e ideais dos Gregos? Para nós a democracia incarna valores que os gregos não conheciam ou não tinham como conhecer.

Democracia direta ou democracia da polis

Aqui, Sartori afirma que não devemos tomar a noção de democracia direta (e de autogoverno) de forma literal e supor que, na cidade antiga, os

Relacionados