A sua empresa é bouba ou kiki

2890 palavras 12 páginas
A sua empresa é uma Bouba ou uma Kiki?
Descubra por que a Apple se chama Apple ou por que o logo da Coca-Cola é inspirado na bandeira da Dinamarca
MARCELO NAKAGAWA, INSPER - 17 de maio de 2013 | 9h 38

Minha função aqui é comentar os posts da semana no Blog do Empreendedor do Estadão PME e acrescentar outras informações para os empreendedores que acompanham o Pedro Chiamulera (segunda-feira), Renato Steinberg (terça), Juliana Motter (quarta) e Adriane Silveira (quinta). Se perdeu algum post desta semana, todos estão publicados neste blog. Desta forma, é importante que leia os posts anteriores para compreender este.

Dos posts desta semana, vou retomar o apresentado pelo Pedro Chiamulera a partir de um teste. Olhe para as figuras acima e responda: Quem é a Bouba? E quem é a Kiki?

É bem provável que tenha chamado a estrela de Kiki e a ameba de Bouba. Faça o mesmo teste com seus amigos e conhecidos. A estrela tende a ser chamada de Kiki e a ameba de Bouba.

E qual das figuras é mais amigável? Em geral, a maioria aponta a figura arredondada como a mais amigável.

Por que isto ocorre?

James Geary, escritor e jornalista, explica em uma brilhante palestra no TED , que instintivamente associamos a sonoridade da palavra Bouba a algo arredondado e automaticamente relacionamos com a figura mais arredondada. Da mesma forma, a sonoridade de Kiki remete a algo com pontas e daí a associação com a ilustração mais pontiaguda. Fiz este mesmo teste com a minha filha de três anos e o resultado foi o mesmo. E por ser ter cantos e sonoridade arredondados, a nossa Bouba também parece ser mais amigável do que a pontiaguda Kiki.

E se compreendeu a explicação até agora, também entendeu que uma das figuras remete a uma ameba e a outra a uma estrela. Novamente nosso cérebro fez associações rápidas e associou a figura arredondada a uma ameba. Mas minha filha de três anos poderia dizer que é uma mancha de tinta, uma geleca ou ainda um alienígena. E a “estrela” poderia

Relacionados