A Sociedade Hispano-Americana

Páginas: 4 (903 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013




A sociedade hispano-americana no século XVIII.









Rio de Janeiro, 31 de julho de 2013.






Diante dos inúmeros capítulos lidos para a compreensão de toda umahistória que vai muito além do conhecimento nacional, entende-se que há uma quebra violenta em várias instâncias na segunda metade do século XVIII, o qual o presente trabalho tem o objetivo de analisar.
Éno século XVIII que ocorrerá mudanças importantes que remodelaram o quadro institucional latino-americano como: o desenvolvimento da região marítima que facilitava a exportação para a Europa; areorientação das principais rotas terrestres; a criação de novos vice-reinos; a adição de militares, a exclusão dos jesuítas e muito mais.
Primeiramente é importante salientar as mudanças que a Europavinha sofrendo nesse momento, afinal essa época registrara um crescimento demográfico elevado e ocorriam, de fato, as reestruturações tecnológicas na indústria e na vegetação. Porém, alguns aspectosinternos foram importantes para tal mudança, afinal os povos indígenas finalmente começaram a se adaptar às doenças do Velho Mundo e com isso, as populações tiveram seu número aumentado até mesmo emáreas em que foram pouco atingidas pelo crescimento econômico.
No início do século XIX, quando ocorreu o choque entre a Revolução Industrial inglesa e a Revolução Francesa, o império colonial espanholna América estava dividido, em termos administrativos, em quatro vice-reinados e quatro capitanias gerais.
Os vice-reinados existentes eram Nova Espanha (México e parte do território atualmentepertencente aos Estados Unidos), Nova Granada (Colômbia e Equador), Peru e Prata (Argentina, Uruguai, Bolívia e Paraguai). As capitanias gerais eram Cuba, Guatemala, Venezuela e Chile. Os cargos device-rei e capitão-geral eram exercidos por representantes da Coroa vindos diretamente da Espanha, como o eram igualmente todos os altos postos da administração colonial. Desta forma, o aparelho...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lit. Hispano Americana
  • Independências das Colônias hispano-americanas
  • Guerra Hispano Americana
  • Independências Hispano Américanas
  • as independecias hispano americanas
  • Literatura Hispano americana
  • Super Homem e a sociedade americana
  • Resenha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!