A Sexualidade Hoje

Páginas: 11 (2574 palavras) Publicado: 3 de junho de 2014
A SEXUALIDADE HOJE
RESENHA
Maria Cristiani Gonçalves Silva
Mestre em Educação pela Unicamp
Grupo de Pesquisa PAIDEIA/Unicamp










NUNES, César A. Desvendando a Sexualidade. Campinas/SP. Papirus. 7ª Edição, 2005.
Desvendando a Sexualidade de César Nunes, sem dúvida, é uma tese que auxilia a todos e todas que desejam compreender a condição humana com mais profundidade. Apartir da visão materialista histórica, Nunes nos apresenta a questão da sexualidade humana desde o período Paleolítico até nossos dias, deixando um legado que permite entender a sexualidade em sua totalidade e nos mune de ferramentas na busca de uma sexualidade emancipatória.
Na presente obra, o autor tem como objetivo recuperar os modelos históricos da constituição da sexualidade na tradiçãoocidental, ressaltando que, se hoje se multiplicam os discursos sobre a sexualidade, sobre o sexo ainda pesam as visões e práticas do patriarcalismo e da proibição religiosa. Busca (re)construir o conceito positivo de sexualidade, discutir os papéis sexuais e os tabus em sua dimensão histórica e, fazer a crítica de uma sociedade que perdeu o espírito erótico. Afirma que ainda hoje a sexualidade é um temaque gera polêmicas, e a educação sexual é um imperativo para esta sociedade que vive as contradições de final e início de milênio.
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
A sexualidade é algo amplo, que envolve diferentes fatores sociais, emocionais e históricos, se estabelece por meio das relações com o ambiente e com o outro, transformando-se em algo particular em cadaindivíduo. Dentro da história da humanidade, a sexualidade é marcada por intensas mudanças, influenciadas pelas percepções e pensamentos que norteiam diferentes concepções que vão surgindo a partir dos diversos contextos culturais, econômicos, políticos e religiosos.
Com o intuito de perceber a sexualidade em sua totalidade, Nunes faz sua exposição sobre o tema a partir da ciência da história e daantropologia, que se encontram interligadas no estudo do homem e das sociedades através dos tempos. Ele mostra como o sexo foi vivido entre os povos primitivos, na Grécia Antiga, na Idade Média, na Modernidade e como é encarado em nossos dias, em plena sociedade de consumo na era das comunicações.
Temos atualmente diferentes perspectivas de análise da sexualidade humana, cada qual possui maneirasdiversas de observar tal fenômeno, o que implica diferentes aspectos a respeito da sexualidade, seja ela uma visão do sexo biológico-reprodutivo ou uma visão a partir do nível psicossocial. E isso se torna uma tarefa gigantesca, sem contar as implicações ao falar sobre a temática, conforme Cesar Nunes nos mostra:
Não se fala de sexualidade de maneira fragmentada, dividida, estanque. As relaçõessexuais são relações sociais, construídas historicamente em determinadas estruturas, modelos e valores que dizem respeito a determinados interesses de épocas diferentes. Esse relativismo não pode ser irresponsável. Ele nos permite perceber a construção social da sexualidade sem,contudo, fazê-lo de modo destrutivo ou imaturo. (p. 15).
No primeiro capítulo o livro trata da sexualidade primitiva oumítica. Nunes afirma que os primeiros vestígios da sexualidade humana aparecem, inicialmente, no período Paleolítico. As formas de manifestação são diversas, desde pinturas e gravuras nas cavernas até esculturas contemplando o corpo feminino, principalmente as partes íntimas da mulher. Tais aspectos indicam exaltação à fertilidade, como ressalta Nunes (p.52): “A representação simbólica desses cultosmanifestava-se pela veneração das partes sexuais femininas, mais especificamente a vagina, representada por um triângulo”.
Percebe-se que,nesse período, a sexualidade é marcada por um caráter mítico, onde há cultos em relação à fertilidade feminina. Verifica-se que as comunidades eram comandadas pelas mulheres, ou seja, eram elas encarregadas de executarem as atividades, que garantiam a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A sexualidade ontem e hoje
  • A sexualidade ontem e hoje
  • sexualidade
  • sexualidade
  • Sexualidade
  • sexualidade
  • A sexualidade
  • Sexualidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!