A separação de misturas

Páginas: 3 (522 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2013
Trabalho:
separação de misturas...
A separação de misturas é um importante procedimento, de natureza física (que não modifica a natureza da matéria), realizado rotineiramente em laboratório dequímica. Quando o sistema for constituído por uma mistura de natureza sólido – líquido, esta poderá ser realizada principalmente através dos processos abaixo:
a) Decantação: é o processo no qual a fasesólida, esta por ser mais densa, sedimenta-se no fundo do recipiente, de modo que é possível entornar-se a mistura para outro frasco, separando-se o líquido sobrenadante. Ou ainda pose-se utilizarcomo auxílio um sifão, transferindo-se a fase líquida superior para outro frasco, processo esse também conhecido como sifonação.

Por exemplo, a mistura entre água e sulfato de cálcio pode ser separadapor decantação, onde o sólido deposita-se no fundo do recipiente e a água fica como líquido sobrenadante.

b) Centrifugação: é o processo pelo qual pode-se acelerar uma decantação ou sedimentação,descrito anteriormente, por meio de um instrumento denominado centrífuga. Neste, devido ao seu movimento de rotação (força centrífuga, que tende a orientar as partículas do centro para a borda dacurva), as partículas que apresentam uma densidade maior são arremessadas para o fundo do recipiente, de modo acelerado.

Por exemplo, a sedimentação do carbonato de cálcio ocorre de modo lento, emquestão de horas. Mas essa sedimentação, quando submetida a uma centrifugação, ocorre de modo rápido, em questão de minutos.

c) Filtração simples: talvez um dos processos de fracionamento de misturasmais difundidos pelo mundo afora seja o da filtração simples ou filtração gravitacional. Nesse processo, a fase sólida é geralmente separada da líquida com o auxílio de papéis de filtro.Cotidianamente, a preparação do café e o filtro de água são exemplos típicos do uso da filtração, os quais ocorrem pelo mesmo princípio da filtração laboratorial: a retenção no filtro das partículas de maior...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Separação de misturas
  • SEPARAÇÃO DE MISTURAS
  • separação de misturas
  • Separação de misturas
  • Separação de Misturas
  • Separação de misturas
  • Separação de misturas
  • Separação de Misturas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!