A segunda Guerra e os EUA como

Páginas: 9 (2112 palavras) Publicado: 10 de junho de 2015
A segunda Guerra e os EUA como “World Cop”

A Segunda Guerra Mundial é comumente vista nos EUA como uma guerra contra o facismo, porém é necessário separar os verdadeiros motivos pelo qual as forças Aliada ( Inglaterra, URSS e EUA), a condução da guerra e suas conseqüências, e do grande ódio que os americanos demonstraram. A partir dessa participação estadunidense na segunda grande guerra, nosfaz ter alguns questionamentos “A guerra foi uma derrota do imperialismo,racismo e militarismo no mundo? O comportamento dos EUA na condução da guerra e no tratamento de minorias nos Estados Unidos foi justo? As políticas domésticas e externas do período pós-guerra exemplificam os valores e democracia e justiça social pelos quais milhões haviam lutado na guerra?” Todas essas questões sãoimportantes para uma análise da mobilização feita pelos Estados Unidos na II Guerra Mundial. A guerra colocou fim à Depressão e ao desemprego, mas os ganhos sociais e econômicos foram limitados e enfraquecidos no pós guerra. Os EUA saíram como líder militar e econômico do mundo.
Foi a briga entre os Impérios do Pacífico que garantiu a participação dos Estados Unidos no conflito mundial, quando a forçaaérea Japonesa fez um ataque surpresa à principal base naval dos Estados Unidos, em Pearl Harbour. No dia seguinte do ataque o Congresso Americano declarou guerra contra o Japão e, três dias depois, os aliados do Japão, Alemanha e Itália, declaram guerra contra os Estados Unidos. O presidente dos EUA, Roosevelt, e a elite sabiam que o expansionismo da Alemanha e Japão representaria uma perigosaameaça aos interesses econômicos americanos. Os ataques convencionais da força aérea inglesa, canadense e americana matou muitos civis, ao todo foram 64 cidades japonesas, matando mais do que as duas bombas atômicas. O general da força aérea americana declarou depois da guerra: “Acho que se nós tivéssemos perdido, eu seria julgado como um criminoso de guerra”. As bombas de Hiroxima e Nagasaki é o atomilitar mais controverso da guerra, a falta de ajuda às vitimas do Holocausto também é um exemplo dessa contradição norte americana. Ao final da guerra os EUA e a URSS se emergiram como os vencedores.
A luta contra as potências do Eixo fez com que houvesse uma grande mobilização ideológica e econômica total dentro dos Estados Unidos. Nos primeiros meses depois do ataque contra Pearl Harbour, afebre patriótica estava em alta. Vários jovens homens e mulheres se alistaram nas Forças Armadas, a população aceitou de forma pacífica o racionamento de comida e produtos essenciais, muitos americanos acreditavam que a guerra era do povo. E aqueles que se recusaram a participar do serviço militar obrigatório enfrentaram perseguição.
As grandes empresas, cada vez mais estavam no controle daeconomia de guerra, e seus aliados na mídia e na política contestaram os direitos econômicos e sociais prometidos nos anos 1930. Segundo Roosevelt a guerra era mais importante que qualquer reforma socioeconômica. Se o idealismo dos anos 1930 foi truncado pelas necessidades da guerra definidas pelas elites, a guerra também criou condições para ganho econômicos e avanços do impulso reformista entre aclasse trabalhadora, como o controle de preços, pleno emprego e a ação de sindicatos aumentaram a renda familiar. A possibilidade de conseguir um emprego estável e bem pago na industria representou um ganho para as mulheres e minorias. Porém atitudes raciais do governo e da sociedade mudavam lentamente, sobretudo a violência física que os novos imigrantes mexicanos sofriam, foram os negros que maissofriam com o racismo. Havia também uma hipocrisia atingiu o ápice com o tratamento dos nipo americanos.
Os EUA saíram da guerra como uma grande potência, seu crescimento econômico exigia uma estabilidade política nacional e internacional. Havia uma crescente preocupação com a ameaça da URSS, fazendo com que houvesse um alto orçamento militar, enquanto reformas sociais foram derrubadas pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EUA
  • EUA e Japão na Segunda Guerra Mundial
  • Guerra EUA
  • Guerras eua
  • Segunda guerra
  • segunda guerra
  • sEGUNDA GUERRA
  • SEGUNDA GUERRA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!