a Rua Joaquim Floriano

Páginas: 11 (2549 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Introdução
Este trabalho pretende traçar a história da Rua Joaquim Floriano, e vamos fazer isso contando a história do Bairro Itaim Bibi uma vez que são indissociáveis. Pretendemos demonstrar de que forma a rua reflete a história do bairro, da cidade e de um país inteiro.
Para isso fizemos pesquisas em arquivo público, biblioteca, mapoteca e levantamento de dados.
Escolhemos estarua para nos diferenciar das demais escolhidas. Diferentemente da maioria das outras ela não se encontra no centro da cidade, e é, portanto mais recente e uma origem diferente.
O início do período de estudo corresponde ao momento em que a cidade começa a adquirir importância em função da atividade cafeeira, que gera capital, e consequentemente, comércio. Nesse momento, o Bairro, que era maisuhma das chácaras que cercavam o núcleo urbano, começam a acompanhar o que acontecia em São Paulo. Situado entre Santo Amaro, Pinheiros e Vila Mariana, num fundo de vale, sem saída, estava sujeito às inundações do rio Pinheiros e dos córregos que o demandavam.
O desenvolvimento econômico de São Paulo, decorrente da industrialização, provoca um afluxo humano e, consequentemente o surgimentode novas áreas residenciais, industriais e de prestações de serviços. Aparecem então os primeiros arruamentos de caráter popular, que deram origem ao Bairro. O crescimento da cidade de São Paulo e o saturamento de algumas áreas de comercio imprimiram-lhe algumas das feições atuais: torna-se ponto de passagem entre outros bairros e o Centro, o que exigiu a abertura de várias vias de ligação. Apolitica econômica do governo, de abertura de multinacionais, foi sentida no Bairro pela presença de lojas e firmas internacionais.
A pequena valorização dos terrenos, em relação aos bairros vizinhos, atraiu não somente o comércio como também especuladores, que expulsaram comerciantes modestos e primitivos moradores para zonas periféricas, conferindo ao Bairro maior relevância comercial, mastambém residencial, com a construção de prédios luxuosos e novos e hotéis residências.
As transformações aceleram-se, acompanhando o dinamismo da cidade. O Bairro está em constante mudança pois é dinâmico como um organismo vivo.
A Posse
A extensa várzea onde hoje se encontra o Bairro Itaim Bibi era passagem obrigatória para os que se destinavam a Santo Amaro vindo do Centro e de Pinheiros.Pertenceu a diversos proprietários, no século XIX fez parte do sitio de Dona Joaquina Duarte Ferraz que o vendeu a Carlos Ablas: este o transferiu por contrato de compra e venda a João Ribeiro da Silva. A massa falida deste último ficou de posse do Dr. Antonio Pinto do Rego Freitas: por morte deste passou a sua mulher depois sue genro, Dr. Bento Ribeiro dos Santos Camargo, que vendeu apropriedade ao Gal. José Vieira Couto de Magalhães.
Nessa ocasião a chácara tinha uma área de 120 alqueires, fazendo divisa com a Estrada de Santo Amaro, até o córrego Uberabinha, o córrego Verde e nos fundos, uns 3 km com o Rio Pinheiros.
Herdou a propriedade o filho mameluco do general, que morreu cedo. Após sua morte, ela foi adquirida em hasta publica (1907) por 30 contos e dez mil réis peloDr. Leopoldo Couto de Magalhães, a área da propriedade fora aumentada para 148 hectares.


De Várzea a Chácara
No desenvolvimento da cidade, as várzeas sempre foram desprezadas, pois além de inundáveis eram insalubres, dificilmente se conseguia agua potável e era difícil conviver com toda a lama. Isto explica o tardio aproveitamento de terrenos no Itaim, apesar de sua importância como zona depassagem.
Na época, dado ao seu pequeno valor, a terra teve valia como área de passadio e recreação , para caçar e pescar e colher frutas.
O filho do General, José Couto Magalhães, o Mameluco, apreciava muito o Itaim e tratou de embeleza-lo, mas morreu cedo.
Dr. Leopoldo Couto de Magalhães(irmão do Gal.) foi o primeiro a ocupar definitivamente a Chácara, fixando-se ali com a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise de conflitos interseções no cruzamento das ruas floriano simões e jaguaribe
  • Floriano
  • joaquim,
  • Inspeção frigorífico irapurú, rua joaquim fagundes ferreira, 1291, vila ursulino, barra mansa – rj.
  • Ruas
  • A RUA NOSSA
  • ruas
  • Floriano Peixoto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!