A Rela O Entre Individuo E Sociedade Em Louis Dummont E Norbert Elias

4236 palavras 17 páginas
A RELAÇÃO ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE EM LOUIS DUMONT E NORBERT ELIAS
MAXIMIANO LOPES MACHADO
Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba
E-mail: maximianolm@gmail.com
Palavras-chave: individualização; racionalização; sociedade moderna

1. Introdução
Na introdução de A ética protestante e o espírito do capitalismo (2001) Max Weber demonstra que só no Ocidente ocorreu um processo de racionalização que o distinguiu das demais regiões mundiais. “Apenas no Ocidente temos ciência empírica, música racional, imprensa, Estado e, sobretudo, a forma econômica do capitalismo” porque, “apenas no Ocidente moderno temos a vitória do que Weber chama ‘racionalização da dominação do mundo’”. De fato, há quase um consenso entre os estudiosos de Weber em associarem a questão da racionalização como sendo algo específico do Ocidente, como é o caso de Gabriel Cohn, que a vê como uma especificidade do desenvolvimento histórico das configurações sociológicas do Ocidente.
Entretanto, é preciso esclarecer que Weber não definiu de maneira fechada o que seria racionalização e só por vias indiretas é possível reconstruir o que pode ser decisivo quando aborda a questão, bem como enfatizou que seu campo de atuação é amplo, pois:
Temos, por exemplo, a racionalização da contemplação mística, atitude que, vista sob outro prisma da vida, é especialmente irracional, e temos também como temos as racionalizações da vida econômica, da técnica, da pesquisa científica, do treino militar, do direito e da administração.

Levando-se em conta as configurações sociais estruturadas e vivenciadas hoje em dia, observa-se que o conceito de racionalização, compreendido como um processo que guia todas as práticas sociais, não responde a algumas questões da contemporaneidade. Não se pode negar a existência dessa racionalização, que é latente no âmbito científico, jurídico e burocrático, uma vez que representa o rompimento, nesses estratos, dos elementos místicos, ou seja, irracionais. Todavia, não

Relacionados