a quarta republica

Páginas: 14 (3280 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
A Quarta Republica
O período de 1945 a 1964 denominado quarta republica foi certamente o mais importante da história do sistema republicano no Brasil, se inicia em 1945 com a derrubada do estado novo e da ditadura de Getúlio Vargas, e conclui-se com a deposição de João Goulart em 1964. Durante esses anos o Brasil teve muitos presidentes cada um contribuindo de uma forma para a educação.Educação e classes populares na redemocratização
Nesse período o país começou a adquirir nova fisionomia, no domínio econômico, desenvolvendo indústrias automobilísticas, exploração de petróleo. Tudo isto resultou num entrechoque de ideias representativas de duas mentalidades diferentes em conflito, uma conservadora contraria e outra mais aberta que sucediam a Segunda Guerra Mundial.
OEstado Novo terminou em 29 de outubro de 1945 com a retirada de Vargas. As forças que derrubaram Vargas não tinham nada de democrático, eram as mesmas que apoiaram no Estado Novo. Não por interesses democráticos, mas porque ele se aproximou das bases da esquerda. O cenário do fim da Segunda Guerra anunciava uma nova era. Entre 1945 e 1947 o movimento popular no Brasil cresceu a formação de partidos,eleições e uma agitação política. Nos anos 40, a maioria da população ainda era da zona rural, a industrialização forjada trouxe um cenário político do proletariado.
Antes da revolução de 30 as eleições eram fraudulentas, o voto não era secreto. Apesar disso o PC consegui seu espaço na vida pública. O PC era pequeno, mas tinha restringido-se a elaborar um programa de política educacional e nãoestudo capaz de indicar caminhos. As riquezas O manifesto dos pioneiros teve sua elaboração feita por Fernando Azevedo e por mais 26 educadores, que tinham como objetivo o fim da escola elitista e o modelo acadêmico tradicional, que tinha o apoio da igreja católica, pois a mesma a monopolizava de acordo com seus interesses. desenvolvidas pelos grupos operários socialistas e anarquistas não foiaproveitado pelos comunistas,não dando continuidade as discussões metodológicas. Ao terminar o Estado novo, o próprio Vargas aproximou-se das bases da esquerda tentando manter se no comando. Porém com seu afastamento Luiz Carlos Prestes recém-saído da prisão organiza comitês populares e democráticos para a defesa da redemocratização e garantia das eleições, criam-se comitês que aos poucos vaiconquistando os bairros e camadas de trabalhadores, assalariados e comércios. Promovem associações e reivindicam melhorias urbanas. Todos os comitês iniciavam suas atividades com alfabetização de adultos e crianças e cursos técnicos gratuitos, conseguiram organizar bibliotecas, postos de alistamento militar, atendimento médico entre outros. Abriram-se espaços também ao Jornal Hoje de São Paulo, e a TribunaPopular do Rio de Janeiro que focalizavam as questões referentes ao trabalho educativo dos comitês. Sabe-se também que a alfabetização era um método para conseguir mais eleitorado.
O Partido Comunista viveu legalmente entre 1945 e 1947 o que possibilitou um crescimento vertiginoso, contribuindo para a vida democrática. A população pedia mais escolas, melhor condições de vida e trabalho. Elesqueriam resolver todos os problemas, mas não foi possível, pois se passava pela solução de outros problemas de ordem geral.
A TRAMITAÇÃO DO PROJETO DA LDBEN E A LUTA PELA ESCOLA PÚBLICA
A Constituição de 1946 era liberal-democrática e nesse período o Brasil conseguiu sua democracia, mas nem todos os partidos políticos puderam ter existência legal. Nesse período houve o fenômeno chamadopopulismo.
Os populistas baseavam-se na promoção de uma política de conciliação de classes tentando convencer as massas para a convivência com um regime que prometia a harmonia entre capital e trabalho.
Existiam vários partidos, mas três deles dirigiam o quadro político do país: o Partido Social democrático (PSD), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e a União Democrática Nacional (UDN),...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quarta republica
  • Quarta republica
  • quarta
  • ATPS DE QUARTA
  • A república
  • republica
  • REpublica
  • A republica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!