A psicologia social como especialidade

Páginas: 2 (492 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2011
A Resolução 014/00, tomada pelo Conselho Federal de Psicologia em 2000, torna a Psicologia Social uma especialidade da Psicologia. Desde então, muitas discussões vêm sendo construídas, não só noaspecto prático e normativo da profissão, mas também no aspecto conceitual a cerca do que vem a ser a psicologia social, o modo de se fazer psicologia social e o impacto deste fazer. Nesse ponto, asdivergências vem enriquecendo o debate.

Uma dessas discussões, estabelecida em Mesa Redonda, no III Encontro da ABRAPSO – Regional Rio, e tendo como debatedores Odair Furtado, pesquisador visitante doInstituto de Psicologia da UNB e presidente do CFP na gestão 2001-2004; Cornelis Johannes van Stralen, professor do Departamento de Psicologia da UFMG e atual presidente da ABRAPSO; Neuza M. F.Guareschi, professora da PUCRS e presidente da ABRAPSO na gestão anterior e Heliana de Barros Conde Rodrigues, professora do Departamento de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia daUERJ e Coordenadora do Curso de Especialização em Psicologia Jurídica.

O debate trouxe três grandes questionamentos como eixo principal da discussão: “Seria a Psicologia Social uma abordagemsubjetiva dos fenômenos sociais, da ‘dimensão social do subjetivo’? ”, o que levou à conclusão de que o CFP teria se precipitado na concessão do título de profissional especialista em Psicologia Social,tendo em vista que: i) A Psicologia Social pode ser relativa à discussão subjetiva dos fenômenos sociais ou ser campo de investigação e aplicação da Psicologia em uma ótica social. ii) A respeito dapsicologia social, se mantém em aberto o questionamento relativo à sua natureza ( constitui uma subdivisão da Psicologia ou é uma área comum entre os campos do saber da Psicologia e da Sociologia? – Nãocabendo aqui uma regulamentação do CFP.) iii) A própria questão da Especialização é uma discussão à parte. É de extrema importância, averiguar e ressaltar os efeitos práticos e éticos da concessão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia Social como especialidade da Psicologia
  • Psicologia Social Como Especialidade
  • Resumo a psicologia social como especialidade: paradoxos do mundo psi
  • As especialidades da psicologia
  • Curiosidades E Especialidades Da Psicologia Forense
  • A Psicologia Hospitalar Uma Especialidade Exclusivamente Do Brasil
  • A psicologia e a psicologia social
  • Psicologia Tradicional e Psicologia Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!