A PRÁTICA EDUCATIVA DO TUTOR E SUA CONSTITUIÇÃO COMO EDUCADOR NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

2083 palavras 9 páginas
A PRÁTICA EDUCATIVA DO TUTOR E SUA CONSTITUIÇÃO COMO EDUCADOR NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Alecia Saldanha Manara
Universidade de Santa Cruz do Sul- UNISC gringamanara@yahoo.com.br Bento Alvenir Dornelles de Lima
Instituto Federal Farroupilha-IFF bentoalvenir@ibest.com.br Introdução
Recentes propostas na área da educação vêm se configurando a partir das tecnologias da informação e da comunicação mediados pelo computador conectados em rede. O processo pedagógico passa por uma redescoberta e por uma mudança de ambiente. As formas de ensinar e aprender imprimem mudanças que se refletem neste ambiente incorporando novas virtudes a práticas dos educadores.
A educação à distância1, um dos ambientes onde as novas tecnologias têm sido aplicadas na educação, denota mudanças que imprimem na educação novas possibilidades de se adquirir conhecimento, com professores e alunos conectados em rede em diferentes lugares e espaços.
As definições sobre o que é educação à distância expressam as diversas formas de relação entre tecnologia, educação, processo ensino/aprendizagem e ação docente, num determinado tempo e espaço diferenciados. Para Belloni (2009, p.25):
Ensino a distância é o ensino que não implica a presença física do professor indicado para ministrá-lo no lugar onde é recebido, ou no qual o professor está presente apenas em certas ocasiões ou para determinadas tarefas; Educação à distância pode ser definida como a família de métodos instrucionais nos quais os comportamentos de ensino são executados em separado dos comportamentos de aprendizagem, incluindo aqueles que numa situação presencial seriam desempenhados na presença do aprendente de modo que a comunicação entre o professor e o aprendente deve ser facilitada por dispositivos impressos, eletrônicos, mecânicos e outros.
Nesse contexto, o tutor, conforme Moraes e Vieira (2007, p. 31), “é o elo com o professor do curso e garante que professores e alunos tenham todas as informações necessárias para atuar com

Relacionados