A PREVALÊNCIA DE TRANSTORNOS MENTAIS ENTRE MINISTROS RELIGIOSOS

20899 palavras 84 páginas
FRANCISCO LOTUFO NETO

PSIQUIATRIA E RELIGIÃO - A PREVALÊNCIA DE
TRANSTORNOS MENTAIS ENTRE MINISTROS
RELIGIOSOS

Tese apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Livre-docente junto ao
Departamento de Psiquiatria

São Paulo
1997

Psiquiatria e Religião: A prevalência de Transtornos Mentais entre
Ministros Religiosos
Resumo
O campo é vasto e foi necessário delimitá-lo. Optou-se pelos estudos psiquiátricos a respeito da religião que tiveram a preocupação de testar uma hipótese, de estudar a relação entre transtornos mentais e religião de forma empírica. Por isso, deixou-se de lado imensa quantidade de literatura muito rica, mas contendo apenas reflexões e opiniões a respeito. Este trabalho divide-se em duas partes. Na primeira, uma introdução sobre os principais conceitos acerca de religião, espiritualidade e fé, além de definir os diferentes tipos do uso da expressão saúde mental. A seguir examinou-se as características da religião saudável, comparando-as com as da religião que pode ser prejudicial à saúde mental. Apresentou-se os diferentes mecanismos pelos quais a religião pode influenciar á saúde e detalhou-se o que os trabalhos mostram sobre a relação entre religião, saúde física, bem estar e os diferentes transtornos mentais. Os problemas metodológicos do estudo da religião na psiquiatria foram abordados e as principais recomendações encontradas na literatura detalhadas.
Na segunda parte, resumiu-se a literatura sobre transtornos mentais em ministros religiosos, ficando evidente que o tema foi muito pouco estudado. Os trabalhos são antigos, de muito antes do início de cuidados como critérios e instrumentos diagnósticos. Examinou-se também a literatura sobre os fatores de estresse na vida do sacerdote.
Para investigar a prevalência de transtornos mentais entre ministros religiosos cristãos, não católicos moradores da cidade de São Paulo, 750 questionários contendo o

Relacionados