A PERENIZAÇÃO DO CULTO AOS ORIXÁS ATRAVÉS DA UMBANDA

3040 palavras 13 páginas
A PERENIZAÇÃO DO CULTO AOS ORIXÁS ATRAVÉS DA UMBANDA

CÉSAR, Jaqueline

Resumo: O presente artigo utilizará de fatos históricos para a comprovação da força da cultura africana e suas crenças religiosas, mostrando que apesar de toda a opressão às suas práticas, esta se estabeleceu no cenário brasileiro sendo praticadas também pela Umbanda, única religião criada no país. É apresentado o reconhecimento do seu valor, que reuniu em seus cultos crenças de diferentes povos, e sua aceitação na transformação, que dá origem às suas inúmeras ramificações e a faz crescer por todo o território nacional e fora dele, lutando contra o preconceito racial imposto pela sociedade.

Palavras-chave: religião; umbanda; escravos; orixás.

1. INTRODUÇÃO

Este artigo tem por objetivo a compreensão do processo de surgimento da Umbanda como única religião criada no Brasil e a perpetuação das crenças dos negros escravos trazidos da África, tendo como base todo o processo histórico desde a colonização até os dias atuais.

Em um primeiro momento será apresentado os conceitos que servem como fundamento para as práticas religiosas, envolvendo as crenças e a fé dos indivíduos, para assim adentrar no período de escravidão onde o Catolicismo perseguiu todos os outros cultos visando a domesticação dos africanos trazidos para o trabalho forçado.

É apresentado todo o preconceito voltado para a cultura negra e a exclusão social sofrida por este povo durante a formação do país. Com a vinda da Companhia de Jesus, os escravos não podiam praticar suas religiões, sendo obrigados a adotar os costumes e santos impostos pelos portugueses. Após a abolição da escravatura, ainda é mostrado que a luta racial não acabaria com o fim das senzalas, mas continuaria presente nos meios místicos com a não aceitação dos Caboclos e dos Pretos Velhos no espiritismo.

Percorrendo esse caminho, chega-se então ao nascimento da Umbanda, que manteve várias crenças dos negros antigos como o

Relacionados