A percepção do trabalhador sobre os seus opressores

Páginas: 2 (381 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2011
A PERCEPÇÃO DO TRABALHADOR SOBRE OS SEUS OPRESSORES

O trabalhador, seja ele rural, industrial ou urbano, enfrenta constantemente no seu dia, o dilema da sobrevivência pessoal (confundido muitasvêzes com o da manutenção do seu emprego) e o da sua família.
O equilíbrio desse drama passa pela sua capacidade de sustentação das forças que o mantêm e à sua família, e isso o força a se voltarinvariavelmente para o seu empregador, normalmente a razão do que é bom e ruim na sua vida, pelo simples fato de que as suas necessidades estão sempre além das suas possibilidades.
Nesse ponto em que essenosso trabalhador começa a imaginar que ele vale muito mais do que o salário que ele percebe, porque não consegue ganhar o mínimo da sua família, ele deixa de ser um colaborador do seu empregador,para ser um oponente do que ele passa a considerar como seu opressor. Sua mão de obra é vendida como mercadoria a um preço determinado por seu patrão.
Se ele por força da sua incapacidade de sustentar afamília, tem que deixa-la em busca de alternativas, o opressor (para ele) passa a ser toda a comunidade que o rodeia. Aí, essa comunidade, ou parte dela, também passa a fazer parte daqueles quecontribuem para a sua infelicidade, chegando ao extremo da destruição da sua familia, quando tem que se apartar da mesma em busca de outras fontes de sobrevivência.
Então, esses opressores, osempregadores e mesmo parte da comunidade, passam a ser percebidos como a origem de todos os seus males, daí a revolta, a autoexclusão, e muitas vêzes, o caminho inicial para o crime.
É aqui que a comunidade,sem perceber os males que ela causa ao não abraçar a verdadeira solução dos seus problemas básicos que são a saúde, a educação e a segurança, contribui enormemente para a raiz desses males.
Assim, aquem o trabalhador considera como seu opressor, e porque? O opressor é o poder, é o sistema. Ele sente-se oprimido porque se sente impossibilitado de interferir, sobrevive pela resignação e no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Percepção de trabalhadores metalurgicos sobre problemas de saude e riscos ambientais
  • O direito à percepção do adicional sobre horas extras pelo trabalhador portuário avulso
  • Percepção e conhecimento sobre a tecnolgia
  • PERCEPÇÃO DOS ENFERMEIROS SOBRE SEU AUTOCUIDADO
  • Uma percepção sobre o idoso: a infantilização
  • TRABALHO SOBRE PERCEPÇÃO
  • a percepção do cristianismo sobre o mundo
  • Estudos sobre percepção e emoção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!