Questões avaliativas fund. hist. e teor-metodologico serv.

905 palavras 4 páginas
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I

Tema 1

O modo de produção capitalista.

Questão avaliativa (elabore um texto que aborde a percepção do trabalhador sobre seus reais opressores).

Resposta:

Segundo Martinelli, a partir das primeiras décadas do século XIX, inicia-se uma série de manifestações por parte dos trabalhadores. Como naquela época os trabalhadores valiam-se de táticas pouco eficazes, investiam contra as máquinas, sendo punidos severamente. Então os trabalhadores lentamente começaram a perceber que os verdadeiros opressores eram os donos dos meios de produção e não as máquinas.

Diante dessa conscientização, os trabalhadores começam a se organizarem, sendo que para isso era preciso lutar pela revogação de um antigo dispositivo legal, através do qual se proibia o direito de associação aos aprendizes de ofícios. Algumas iniciativas para diminuir a opressão sobre os trabalhadores foram registrados, como a de Thomas Hardy que em 1792 fundou em Londres a 1ª sede das Sociedades Correspondentes, voltadas para os interesses corporativos e integradas por operários e aprendizes de ofícios.

Tema 2

As origens do Serviço Social e marcha do proletariado.

Em que condições trabalhavam os operários industriais, nos séculos XIII e XIX?

Resposta:

As condições dos operários eram extremamente precárias, trabalhavam em ambientes com péssima iluminação, os salários eram miseráveis, chegavam a trabalhar 18 horas por dia, mulheres e crianças trabalhavam o mesmo número de horas ganhando menos. Quase todos viviam em cortiços em condições sub-humanas, levando-os a contrair doenças.

Somente na década de 40 do século XIX, os operários conseguiram importantes conquistas:

- Em 1844 o horário de trabalho das mulheres e crianças foi limitado a 12 horas;

- Em 1847 o horário de trabalho das mulheres e crianças foi limitado a 10 horas;

Na segunda metade do século XIX, houve uma ligeira melhoria

Relacionados