A OS

1319 palavras 6 páginas
AÇOS-LIGA

INTRODUÇÃO

Todos os aços-liga são mais caros do que os aços carbonos, sendo seu preço em geral tanto mais caro quanto maior a porcentagem de elementos de liga no aço. Por essa razão, só se empregam os aços-liga quando as condições de serviço impossibilitarem a utilização dos aços carbono.

5.2 DEFINIÇÃO DE AÇOS-LIGA

Aços-liga são aços que possuem elementos de ligas presentes nos aços carbono em proporções mais altas, ou aços que possuam elementos de ligas que normalmente não entram na composição dos aços carbono.
Conforme a percentagem total de elementos de liga distingue-se:
_ Aços de baixa liga – até 5% de elementos de liga
_ Aços de média liga – de 5% até 10% de elementos de liga
_ Aços de alta liga – mais de 10% de elementos de liga.
Só é possível diferenciar os diversos tipos de aços de baixa liga entre os aços de baixa liga e os aços carbono por meio da análise química ou pelo teste de pontos.
O Teste por Pontos é um ensaio de identificação de materiais metálicos que consiste na aplicação de reagentes químicos em uma região de sua superfície previamente preparada. O reconhecimento do material se baseia nos efeitos de reações químicas, bem como nos resultados do teste do ímã (ensaio que se realiza em materiais metálicos pela aplicação de um ímã, classificando o material em magnético, levemente magnético e não-magnético).

5.3 SERVIÇOS DE APLICAÇÃO DOS AÇOS-LIGA

5.3.1 Altas Temperaturas
Serviços acima do limite de temperatura do uso prático do aço carbono ou dentro dos limites, quando necessária maior resistência mecânica
Maior resistência à fluência ou maior resistência à corrosão.

5.3.2 Baixas Temperaturas
Uso de aços-ligas para temperaturas inferiores à -45OC (limite do aço carbono)

5.3.3 Alta Corrosão
Serviços onde o fluido é corrosivo, mesmo quando em temperaturas dentro da faixa usual de trabalho do aço carbono. Os aços-ligas têm, geralmente, maior resistência à corrosão que o aço carbono.

5.3.4 Sem Contaminação
Serviços onde não pode

Relacionados