A Orientac A O Do Diagnostico Em Psicanalise Nao Se Baseia Nos Efeitos Que A Substancia Toxica Tem Sobre O Quadro Clinico Do Paciente E Sim Na Clinica Que Evidencia A Presenc A De Um Real Irreditivel Ao Simbo Lico

522 palavras 3 páginas
A orientação do diagnostico em psicanalise nao se baseia nos efeitos que a substancia toxica tem sobre o quadro clinico do paciente e sim na clinica que evidencia a presença de um real irreditivel ao simbólico.
Assim sendo, diferente do tratamento do real pelo objeto da ciência, a psicanalise proporciona um tratamento do real pela fala.
Até o DSMIII algumas mudanças aconteceram, o manual nao incluiu o conceito de comorbidade, ou seja, um individuo possuir duas doenças, por definir que uma patologia nao tem necessariamente relação com a outra.
Com a publicação dessa versão do DSM – IV a classificação de histeria saiu desse manual, a neurose obsessiva se converteu em transtornos obcessivos-compulsivo.
Contudo podemos entender que para diagnosticar um paciente a atenção e o compromisso com as consultas devidas ao DSM devem ser seguidas da melhor maneira possível.
Freud demonstrou que a psicanalise oferece uma compreensão do sentido e da intenção do sintoma neurótico, e que estes podem ser tratados a partir do método psicanalítico. Porém a partir de 1950 esse modelo de tratamento psicanalítico pela dialética foi substituído pela ascensão do modelo bioquímico, ou seja, produção das primeiras medicações antipsicóticas e antidepressivas. E assim aquela alternativa totalmente hospitalar foi disponibilizada para os doentes mentais.
Jacques Alain escreveu um texto que citava a diferença entre a posição do psiquiatra e do psicanalista, todavia a psicanálise nao é contra a psiquiatria.
Na neurose, o recurso a droga promove uma ruptura com o gozo fálico, sem, contudo, haver foraclusao do nome do pai. O taxicomano, ao se fixar bi objeto-droga recusa o saber do inconsciente e a inexistência da relação sexual, de modo que se torna difícil a invenção de um semblante que o proteja da compulsão a se drogar e do real que dai advem.
Na psicose, a foraclusao do nome do pai e a nao inscrição do significado fálico tem como efeito a escassez de recursos simbólicos para tratar o real

Relacionados