Crep Sculo Dos Deuses

927 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
DISCIPLINA: HISTÓRIA, CINEMA E AUDIOVISUAL
DISCENTE:
DOCENTE:

RESENHA DO FILME “CREPÚSCULO DOS DEUSES” (“SUNSET BOULEVARD” 1950) DE BILLY WILDER.
O filme “Crepúsculo dos deuses” é uma tragédia dirigida pelo diretor Billy Wilder e estrelado por Gloria Swanson (Norma Desmond) e William Holden (Joe Gillis). Foi indicado a onze óscares, sendo logrado três deles. É notório também que a película é uma metanarrativa, pois vemos personagens da vida real (como no caso da colunista de fofocas, Hedda Hopper, que aparece no fim do filme e o diretor Cecil B. Mille que faz o papel dele mesmo) dialogando com personagens fictícios. O filme, como “A malvada” relata sobre as divas que, conforme o tempo, serão deixadas ao ostracismo, porém, é visto que esse filme tem um desfecho com um teor um pouco calamitoso.
O filme, de uma forma geral, trata-se de, um roteirista, que não está bem em sua profissão, por coincidência, acaba chegando à casa de uma atriz que também se encontra em estado de decadência. Além disso, percebemos que a atriz, a qual é Norma Desmond, é uma atriz que pertence à geração do cinema mudo, e que a mesma não consegue se adaptar a vigente demanda de Hollywood: a do cinema falado. Quando o roteirista, que é Joe Gillis, se depara com Desmond, ele percebe que ela não se conforma com a sua real situação, e que planeja um retorno triunfal ao cinema.
De fato, Norma percebe as condições nas quais Joe Gillis se encontra, e o “ajuda”, pois também vê nele a possibilidade do seu retorno aos holofotes. Então, Norma, mostra o roteiro que está escrevendo para Gillis e ele percebe, pelo teor do roteiro, que ela realmente não se adaptou a transição do cinema mudo para o falado. Conforme a convivência de Norma com Gillis, a atriz começa a desenvolver um sentimento por Gillis. Ele corresponde, não pelo fato do sentimento ser recíproco, mas, para tirar proveito da

Relacionados

  • Cidadela
    190497 palavras | 762 páginas
  • Gabriel Garcia Marques Do Amor E Outros Demonios
    44535 palavras | 179 páginas
  • A Vida de David Brainerd - Jonathan Edwards
    86473 palavras | 346 páginas
  • Astronomia
    210604 palavras | 843 páginas