A Onda Resenha Do Filme

Páginas: 8 (1988 palavras) Publicado: 2 de abril de 2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRIO FEDERAL
COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA
PSICOLOGIA SOCIAL
PROF.: Patrícia Gama
ALUNA: Regina Maria da Rocha Faria - RM.: 1419056
ATIVIDADE AVALIATIVA (0 – 2,0)

RESENHA DE FILME
Título original: Die Welle
Título em português: A Onda

A referência da obra:
Direção: Dennis Gansel (diretor de cinema, escritor e ator alemão)
Produção: Christian Becker (empresaRat Pack Filmproduktion)
País: Alemanha
Ano: 2008
O filme foi inspirado no livro homônimo de 1981 de autoria americana de Todd Strasser e no experimento social da Terceira Onda. Obteve sucesso nas bilheterias alemãs e depois de dez semanas, 2,3 milhões de pessoas haviam assistido ao filme.

Elenco principal:
Jürgen Vogel (professor Rainer Wenger),
Frederick Lau (Tim) – estudante inseguro comproblemas de relacionamento na escola. Antes do experimento era solitário mas acaba descobrindo novas amizades com o movimento.
Jennifer Ulrich (Karo) – namorada de Marco, aluna inteligente que se recusa a entrar na organização A Onda. Este é o motivo de desentendimentos com Marco e seus amigos;
Max Riemelt (Marco) – jogador de polo aquático da equipe de Rainer e namorado de Karo;
Cristina do Rego(Lisa) – menina tímida que nunca teve um namorado e, apesar de amiga de Karo, briga com ela e acaba “ficando” com Marco após uma crise entre o casal.
Christiane Paul (Anke Wenger), esposa de Rainer e professora na mesma escola que ele. Tenta alertá-lo o quanto o experimento fugiu ao seu controle, em vão.
Amelie Kiefer (Mona) – uma aluna que desde o início se mostra contra A Onda e lidera omovimento de oposição ao grupo, com o apoio de Karo;
Elyas M'Barek (Sinan) – um estudante turco-alemão e jogador do time de polo aquático);

Alguns dados do autor da obra resenhada: Todd Strasser nasceu em Nova Iorque em 5 de maio de 1950 é renomado escritor estadunidense, autor de mais de 130 romances para jovens e adolescentes e romantização de filmes, muitos deles escritos sob pseudônimos como MortonRhue e T.S. Rue.

O resumo, ou síntese do conteúdo:
O filme tem início com o professor se dirigindo para a escola ao som de “Rock’N’ Roll High School” dos Ramones.
A direção está oferecendo aos estudantes uma semana de projetos sociais sobre ideologias do século XIX. O professor Reiner, não conseguiu a disciplina que pretendia, Anarquia é “convidado”, a contragosto, dar o curso sobre Autocraciapara os alunos do Ensino Médio.
Ao receber a turma se admira pelo grande número de alunos que escolheram o tema, porém percebe que os mesmos estavam fugindo do professor que ficou com a disciplina “Anarquia”, primeira opção de Reiner.
O professor abre a discussão com os alunos e percebe que eles não acreditam que uma ditadura poderia surgir na Alemanha moderna. Então ele manda todos saírem poralguns minutos e os recebe com a sala toda modificada e faz um mapeamento na sala de aula, tocando os lugares de cada um.
Começa aqui sua primeira interferência com o objetivo de mostrar o quanto é fácil manipular as massas. Sugere a escolha de uma liderança em sala de aula, até que os alunos o escolhem como “Herr Wenger”, Senhor Wenger. Assim, todos deveriam se dirigir a ele desta forma e, ao pedirpara falar, se levantarem antes. Impõe outras disciplinas em sala de aula, como os alunos auxiliarem o colega ao lado em suas atividades, espírito de equipe, dissolução de grupinhos, aprender com os outros, tornando um só, etc. O grupo chega a sugerir o uso de roupas iguais como forma de identificação do grupo (uniforme: camisa branca). Escolhem ainda o nome da turma: Onda.
Reiner mostra aosalunos como uma marcha única pode mostrar a força desta união. Eles então se empolgam ao marcharem forte a ponto de incomodarem o professor de Anarquia que está na sala abaixo deles. A turma se diverte e se empolga com exceção de Karo e Mona que não aceitam este tipo de interferência e ficam de fora, não aceitando o uniforme pois isto é uma forma de tirar a individualidade de cada um. Ela se sente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do Filme A Onda
  • Resenha do filme A Onda
  • resenha sobre o filme a onda
  • Resenha do filme Uma onda no ar
  • Resenha sobre o filme A Onda
  • Resenha filme a onda
  • Resenha do Filme "A Onda" 1998
  • RESENHA DO FILME: A ONDA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!