Fundamjentos Sociol Gicos

595 palavras 3 páginas
Fundamentos Sociológicos
1-A educação de caráter institucional, racional e burocrático é definida por Max Weber como a educação voltada para o treinamento e transmissão do conhecimento especializado e correspondente ao tipo de dominação burocrático, ou seja, a escola passou a ser afetada por modelos que valorizavam a transmissão do conhecimento, mas não estimulavam a reflexão, limitando os alunos. A principal crítica é a favorável ao professor dever cultivar e compreender o seu papel como o de estimular e dar ferramentas para que os alunos se tornassem capazes de construir suas opiniões próprias.
2- O objetivo principal da educação nas visões de Max Weber e Alonso Bezerra não era o de transmitir conteúdo, mas sim o de formar por meio de determinados conteúdos, dando liberdade, autonomia e estimulando nos alunos a reflexão por meio do conhecimento. Weber defendia o oferecimento de uma educação carismática onde para se alcançar esse objetivo ao professor se defendia como necessária uma postura que equilibrasse a burocracia e o carisma, pois, assim, conseguiria formar alunos com carisma e disciplina.
3-Quando os professores são burocráticos-disciplinadores acabam comprometendo o desempenho e até mesmo a formação escolar nos deixando com dificuldades para entender e aprender realmente o que é necessário, muitas vezes atrapalham o processo de aprendizagem e não incentivam o aluno a interagir com o professor. Quando cursava o ensino fundamental e médio tive alguns professores burocráticos-disciplinares, eles eram muito rígidos e não se importavam se os alunos estavam realmente aprendendo o que nos era passado, e se importavam apenas em transmitir conhecimento para os alunos.
4-Estes professores poderiam ter incentivado e dado espaço para nós, os alunos, participarmos ativamente com eles. Nos estimulando e adotando métodos que ajudassem a participar mais das aulas e poder refletir sobre o conteúdo que era transmitido pelo professor.

“A Sociologia weberiana e a Educação”

Relacionados