A noção heideggeriana de compreensão como análoga ao discurso de Santo Agostinho nas Confissões e distinta da posição de Wittgenstein. Brevíssima ilustração.

1250 palavras 5 páginas
A noção heideggeriana de compreensão como análoga ao discurso de Santo Agostinho nas Confissões e distinta da posição de Wittgenstein. Brevíssima ilustração.

Jorge Campelo de Albuquerque e Melo – Frei Dom OFMConv.1

Resumo:
Em sua obra “Ser e Tempo”, Heidegger explicita a distinção que ele entende haver entre compreender e conhecer. Para o autor, o processo de compreensão distingue-se de outros processos intelectivos. Compreender e conhecer são diferentes, pois é possível compreender sem fixar conceitualmente. Para empreender uma busca, é necessário ter de antemão certa compreensão acerca do que se está a procurar. A compreensão não é um saber já completo e formalizado, contudo orienta e funda uma posterior sistematização cognitiva. Esta compreensão, nomeada por Heidegger de pré-ontológica, configura-se como o ponto de partida para a busca do sentido do ser, tarefa cardeal do tratado Ser e Tempo. O presente trabalho faz breve ilustração de como a distinção entre compreender e conhecer, apresentada em Ser e Tempo, parece ser análoga ao discurso de Santo Agostinho, nas Confissões e cita, ainda, o posicionamento diverso do primeiro Wittgenstein, para quem só pode ser pensado o que pode ser dito.

Palavras Chave: Heidegger; Santo Agostinho; Wittgenstein; Conhecer; Compreender;

Para Heidegger, as relações do Dasein e do Mundo não se resumem ao conhecimento. A relação é, antes de tudo, ocupação e, apenas de forma derivada, teoria. Dasein e Mundo são co-originários e não estanques. Não há uma bipolaridade e dicotomia como na relação sujeito-objeto. Tendo em mente que não se está a reduzir a relação do Dasein a uma relação de conhecimento, pode-se, então, percorrer a distinção que Heidegger apresenta entre compreender e conhecer. Para o autor de Ser e Tempo, compreender e conhecer são diferentes, pois é possível compreender sem fixar conceitualmente. O processo de compreensão distingue-se de outros processos intelectivos, Apesar de não ser um saber já

Relacionados

  • Questões Objetivas de Filosofia
    468202 palavras | 1873 páginas
  • Dicion Rio De Psican Lise
    592336 palavras | 2370 páginas