A NECESSIDADE DO TERAPEUTA OCUPACIONAL COM O CAMPO DA SAÚDE MENTAL, NO JULIANO MOREIRA E NO CAPS PARA A POPULAÇÃO DE JOÃO PESSOA –PB.

Páginas: 9 (2114 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013

PET-SAÚDE MENTAL - UFPB
Preceptora: Rozali Ramalho



A NECESSIDADE DO TERAPEUTA OCUPACIONAL COM O CAMPO DA SAÚDE MENTAL, NO JULIANO MOREIRA E NO CAPS PARA A POPULAÇÃO DE JOÃO PESSOA –PB.

Karl Marx da Nobrega Cabral (UFPB)
karl.marx.15@hotmail.com


1 INTRODUÇÃO

Para uma questão tão complicada como a loucura, no decorrer das décadas vem sendo realizados estudos que tentamdiagnosticar os problemas, dificuldades, erros do sistema de saúde.
A loucura sempre foi tema de discussão em todo mundo, os pensadores de cada país tentaram buscar formas de retirá-los da sociedade e daí veio os manicômios que são grandes prédios com formato interior de uma verdadeira prisão, geralmente em condições precárias, onde predomina o ócio e que havia e/ou há o eletro-choque como formade terapia, os castigos para punições as “solitárias” onde pacientes passavam dias ou meses confinados, sem ver ao menos a luz do sol.
No século XIX, veio às primeiras instalações no Brasil, o primeiro manicômio foi inaugurado na cidade do Rio de Janeiro por D. Pedro II, e assim começou a se “preocupar” com a loucura, e por todo país abriu-se manicômios até chegar na cidade de João Pessoa, noestado da Paraíba, o Manicômio Juliano Moreira, com as características de um hospital voltado para a psiquiatria medica, em que é há internação e exclusão dos pacientes.
Após muitos apresentarem o “sistema ideal”, surge na Inglaterra a Anti-psiquiatria, o modelo diferente dos demais, pois busca interagir: família, o louco, as comunidades anti-psiquiátricas, e foi na Itália com Franco Basaglia queveio a principal inspiração para o processo brasileiro na saúde mental, onde a doença mental não tem mais a cura como objetivo central, mas todo o contexto do paciente.
O profissional de terapia ocupacional dentro dos hospitais psiquiátricos tem a função de acabar com o ócio que domina a maior parte dos manicômios. Ele pode criar diversos tipos de oficinas, como de artesanato, e de esportes quepossam integrar a todos naquele lugar, entre outras. Ele também pode proporcionar oficinas que vem pra profissionalizar eles, e capacitá-los, para que ao saírem destes espaços, eles tenham adquirido algum tipo de capacitação.
Os CAPS surgiram, também, como uma saída para o fim dos manicômios, que é consequência da reforma psiquiátrica, que deseja a derrubada dos hospitais psiquiátricos, masentende-se que para isso acontecer, deve haver toda uma rede bem estruturada para auxiliar os loucos.
Portanto, o objetivo principal desta pesquisa é verificar a necessidade do terapeuta ocupacional com o campo da saúde mental, no Juliano Moreira e no CAPS para a população de João Pessoa-PB, tendo como objetivos específicos a importância da ocupação na saúde mental, fazer um breve estudo sobre a faltadeste profissional nessas entidades e fazer um levantamento das características dessas entidades.

2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 BREVE HISTÓRICO SOBRE TERAPIA OCUPACIONAL

Terapia Ocupacional é uma profissão da área de saúde, que teve como marco principal para sua criação a primeira e segunda guerra mundial, onde os mutilados necessitavam voltar para os seus empregos, ou seja, a vida socialcomum, isto aconteceu principalmente nos Estados Unidos da América (EUA), e essa função era feita pelas enfermeiras cuidadoras que ajudaram os soldados vindos da guerra. A partir disso, viu-se a necessidade da ocupação.
Esse profissional atualmente é um dos mais requisitados na saúde mental, é um curso novo, se for comparado com outros, e que está em total desenvolvimento principalmente no Brasil,e nos estados do nordeste.
Segundo Williard e Spackman (2010, p. 3)

“Terapia Ocupacional é a ciência de ajudar pessoas a realizarem as atividades diárias que são importantes para elas, apesar de debilidades, incapacidades, ou deficiências. “Ocupação” em terapia ocupacional não se refere simplesmente a profissões ou a treinamentos profissionais; ocupação em terapia ocupacional refere-se a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Urbanização de joão pessoa pb
  • Trabalho De Campo Saude Mental
  • Psicanalise e o campo da Saúde Mental
  • CAPS E SERVIÇO SOCIAL: O TRABALHO DO (A) ASSISTENTE SOCIAL NO CAMPO DA SAÚDE MENTAL
  • A importância do servico social no campo da saúde mental do caps i
  • Bairro Mirarmar
  • Caps: Um Suporte Social Na Saude Mental
  • Caps: um suporte social na saude mental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!