A MORENINHA

301 palavras 2 páginas
A MORENINHA

1. Titulo da obra: A Moreninha
2. Editora: Sol90, 2004
3. Autor: Joaquim Manuel de Macedo
4. Gênero: Romance de Costumes
5. Publicação: 1844
6. Enredo:

Estudantes de medicina estão reunidos em um quarto. Fabrício, Filipe, Augusto e Leopoldo conversam e são amigos. Augusto é um namorador incorrigível. Namora poucos dias e parte para novas conquistas. Diz que nenhuma moça consegue conquistá-lo por mais de quinze dias e que nenhuma é suficientemente capaz para prender seu coração por muito tempo... Augusto orgulha-se de ser assim, explicando que “eu amo a beleza” e que seria justiça desprezar “nesta aquilo que eu tanto amei na primeira”. Tal filosofia aplicada por Augusto leva Filipe a propor uma aposta.
Filipe diz: “E eu que afirmo que segunda-feira voltarás da Ilha loucamente apaixonado de alguma de minhas primas...” E prossegue: “ E que todo o resto do ano letivo passarás pela rua de... duas e três vezes por dia, somente com o fim de vê-la.”
Augusto ouviu e aceitou a aposta, solenemente. Houve testemunhas e então trataram definir o pagamento da aposta. Concluiu Filipe: “ Se perderes, escreverás a história de tua derrota e, se ganhares, escreverei o triunfo de tua inconstância.”
Dona Ana, avó de Filipe tinha uma casa na lha. Augusto aceitou o convite para passar alguns dias lá. Na Ilha viu-se rodeado de algumas moças, e então conheceu uma moreninha de nome Carolina, irmã de Filipe. Carolina era viva, inquieta, muito engraçada e impertinente.
Pouco tempo passou-se.... E o inconstante Augusto ficou tomado de uma paixão incomum. Algum tempo após a aposta, Augusto torna-se noivo de Carolina. Filipe ao vencer a aposta proposta por ele mesmo, vira-se para Augusto:

­­- “.. Augusto deve-me um romance.
- Já está pronto, respondeu o noivo.
- Como se intitula?
- A Moreninha.”

Relacionados

  • GEografia
    67403 palavras | 270 páginas