A MINERAÇÃO: DENOTAÇÕES SOBRE O SEU PAPEL DIANTE DA FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA

3437 palavras 14 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
CAMPUS PARNAÍBA

ALOÍSIO ALBERTO SALES BRAÚNA

A MINERAÇÃO: DENOTAÇÕES SOBRE O SEU PAPEL DIANTE DA
FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA

PARNAÍBA
2012
ALOÍSIO ALBERTO SALES BRAÚNA

A MINERAÇÃO: DENOTAÇÕES SOBRE O SEU PAPEL DIANTE DA
FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA

Artigo apresentado à disciplina Formação econômica do Brasil do Curso de Ciências Econômicas para obtenção de nota, sob a orientação da professora Ivanilda Sá.

PARNAÍBA
2012
A MINERAÇÃO: DENOTAÇÕES SOBRE O SEU PAPEL DIANTE DA
FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA

Aloísio Alberto Sales Brauna1

RESUMO

Este enfoque tem como maior escopo analisar as denotações sobre o papel da mineração diante da formação da economia brasileira. Para tanto: analisa-se o ciclo da mineração em sua origem diante de se afluxo populacional, a tributação, o seu sistema de exploração, sua produção, sua monetização e seu comércio interno, como fatores econômicos norteadores desta atividade; e relata-se considerações relevantes sobre o seu declínio. Desse modo, parte-se de opiniões de autores, a exemplo de Celso Furtado e Caio Prado Júnior, entre outros, que muito contribuíram para a sua elaboração. Adianta-se que o interesse maior da Coroa portuguesa, em causas próprias, foi um dos maiores responsáveis pela não eficiência e eficácia de uma atividade que muito poderia ter contribuído com a formação econômica brasileira.

Palavras-chave: Mineração. Denotações. Formação econômica brasileira.

1 INTRODUÇÃO

Sabe-se que o ciclo da mineração no Brasil, como atividade econômica, tratou-se de um período no qual a maior beneficiária foi exclusivamente a Coroa portuguesa com sua política na época.
Desse modo, suscita-se a problemática: Quais as denotações sobre o papel da mineração diante da formação econômica brasileira?

Relacionados

  • Coleção_Sinopses_v
    157861 palavras | 632 páginas
  • Direito Administrativo
    297810 palavras | 1192 páginas
  • Direito Administrativo Brasileiro
    310172 palavras | 1241 páginas