A membrana Plasmática

Páginas: 4 (872 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Membrana Plasmática

De forma simples, podemos definir a membrana plasmática como envoltório celular. Este envoltório será o responsável pela forma da célula e pelas substâncias que entram e saemdela.
Sua composição química é lipoprotéica (gordura + proteína), porém, esta não se dá de forma homogênea.
Há dois tipos de substância que atravessam a membrana plasmática: as hidrossolúveis e aslipossolúveis. 
As substâncias hidrossolúveis chegam ao interior das células somente após atravessarem os poros contidos nas proteínas transportadoras. Contudo, este transporte somente ocorrerá seestas substâncias forem menores do que o tamanho do poro desta proteína.
No caso das substâncias lipossolúveis, estas atravessam a membrana plasmática bem mais facilmente, pois a maior parte da membranaplasmática é formada por lipídeos. Aqui, as substâncias não necessitam ser pequenas, necessariamente, para chegarem ao interior da célula.
Este processo de entrada e saída de substâncias através damembrana plasmática são conhecidos como transporte passivo (difusão e osmose) e transporte ativo (endocitose, fagocitose, exocitose).
 
Curiosidade:
- As substâncias hidrossolúveis que atravessam amembrana plasmática são: água (H2O), oxigênio (O2), gás carbônico (CO2), uréia, vitamina C, glicose, ácido salicílico, ácido láctico, proteínas pequenas (menores que o tamanho dos poros das proteínastransportadoras), aminoácidos e sais minerais.

Estruturas da Membrana Celular
- Poros ou canais: são “falhas” na membrana constituídas por proteínas ou por moléculas lipídicas. Permitem apassagem de moléculas pequenas cujo diâmetro seja inferior ao diâmetro do poro. Os poros têm diâmetro variável apresentando um valor médio de 0,8 nm. Esses canais podem ter carga positiva, negativa ou seremdestituídos de cargas. Os canais com carga positiva facilitam a passagem de moléculas negativas e vice-versa.
Os canais podem apresentar portões.
- Zonas de difusão facilitada: são regiões que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Membrana Plasmática
  • Membrana plasmatica
  • Membrana plasmática
  • Membrana plasmática
  • MEMBRANA PLASMÁTICA
  • Membrana plasmática
  • Membrana Plasmática
  • membrana Plasmatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!