A MEDIAÇÃO_SUSTENTABILIDADE DO PODER JUDICIÁRIO.”

539 palavras 3 páginas
“A MEDIAÇÃO_SUSTENTABILIDADE DO PODER JUDICIÁRIO.”

“Nada é tão irresistível quanto a força de uma ideia cujo tempo chegou”, Victor Hugo.
Com esta frase, o desembargador Vanderci Álvares, membro do Órgão Especial do TJSP, iniciou o seu pronunciamento no VI Simpósio Jurídico (As Novas Tendências do Direito).
“O tempo nosso hoje é de mediação, e o momento de mediação é agora, é já” , disse.
Ressaltou que nós devemos plantar a semente, cultivemos e disseminemos a cultura da paz, dos nossos relacionamentos, relacionamento pessoal, relacionamento familiar, relacionamento de amizade e no relacionamento de trabalho.
O desembargador explicou que as ações de conciliação não são novas. “Na Grécia Antiga, os guardiões da fé, da justiça e da paz faziam a papel dos conciliadores, que hoje vão evitar que os processos cheguem ao Fórum”.
Para Vanderci Álvares, a justiça vive uma fase muito boa no Brasil. “Estamos buscando uma justiça mais rápida e eficiente, com esta forma de resolver os problemas por meio dos conciliadores. Vivemos uma nova fase e isso me traz uma alegria muito grande”.
O Conselho Nacional de Justiça instituiu a Política Nacional de Tratamento de Conflitos de Interesse e o Tribunal de Justiça determinou que os Centros de Solução de Conflitos fossem criados, com a expectativa de resolver casos como divórcio, acidente de trânsito, briga de vizinhos ou dívidas diversas. A Resolução do CNJ declara que todo cidadão tem direito a solução de conflitos de interesse pelos meios mais adequados, por sua natureza e peculiaridade e, em especial, por mecanismos consensuais pela mediação e conciliação.
Enfatizou que esteve recentemente em Portugal e lá na fase processual é obrigatória, nenhum processo pode passar pelo Fórum sem antes de passar pela mediação, isto seria ideal para o Brasil, mas são mais de 20 milhões de processos somente no Estado de São Paulo, e isto gera um conflito de desbocamento de no Poder Judiciário.

O desembargador aborda:

Mediação:

Relacionados