A matem tica no Egito Antigo

Páginas: 4 (865 palavras) Publicado: 7 de setembro de 2015

Sozinhas A matemática no Egito Antigo
Sozinha Introdução
No Egito Antigo, o homem foi capaz de grandes realizações. Dentre elas, a construção das pirâmides, a invenção de um calendário solar, acriação de um sistema de numeração, só para citar algumas. Certamente nenhuma destas grandes realizações seria possível sem o avanço da matemática. Este trabalho tem por objetivo apresentar asprincipais características da matemática do Egito Antigo e relatar as consequências trazidas pelo avanço da matemática egípcia.
As principais realizações dos egípcios no campo da matemática foram aconstrução das pirâmides, a invenção de um calendário solar e a criação de um sistema de numeração próprio.
A maior parte daquilo que sabemos sobre a matemática do Egito Antigo se deve a existência de trêsdocumentos importantes: o Papiro Rhind, o Papiro de Moscou, e o Papiro de Berlim.
Sozinha O sistema de numeração:
Os egípcios utilizavam um sistema de numeração não posicional, isto é, a posição em queos símbolos que representavam as quantidades eram colocados não era relevante. Para os egípcios, a principal operação matemática era soma, da qual derivavam todas as outras operações com númerosinteiros. Para multiplicar, por exemplo, 2*4, os egípcios somavam 2+2+2+2. Ainda não dispunham de técnicas que lhes permitisse pensar na multiplicação e na divisão como operações independentes da soma. Eracomum o uso de tabelas para facilitar cálculos que envolviam outros tipos de operação.
O sistema de numeração dos egípcios era representado por meio de hieróglifos. Inicialmente, consistia daunidade e as 6 primeiras potências de 10, como pode ser observado na tabela abaixo: (deixe um espaço para colar a figura. Unas 8 linhas.)

As frações unitárias:
Devido às cheias do Nilo, os habitantes dasmargens precisavam medir seu terreno periodicamente para efetuar o cálculo da porção do terreno perdido para o vizinho. Essas medições eram efetuadas com cordas por encarregados do governado (os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Egito antigo
  • antigo egito
  • antigo egito
  • Egito Antigo
  • ANTIGO EGITO
  • O egito antigo
  • Antigo Egito
  • ANTIGO EGITO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!