A Luta Salarial Karl Marx

Páginas: 4 (954 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
4- A LUTA SALARIAL

Em linhas gerais pode-se afirmar que a luta salarial está ligada indiretamente com o meio de produção em questão, como Marx dizia: "as lutas da classe operária em torno dopadrão de salários são episódios inseparáveis de todo o sistema do salariado; que, em 99% dos casos não são mais que esforços destinados a manter de pé o valor dado do trabalho e que a necessidade dedisputar o seu preço com o capitalista é inerente à situação em que o operário se vê colocado e que o obriga a vender-se a si mesmo como uma mercadoria."
Marx, na ânsia de orientar a luta operária,tenta explicar-nos a movimentação e o embate constante entre os lucros (fortemente desejados) capitalistas e os salários (in) justos aos trabalhadores, sob algumas óticas:

4.1. Aumento oudiminuição da produtividade.
A princípio, colocam-se duas variáveis para análise: tal ou qual força produtiva será utilizada no processo. No caso de aumento de produtividade a taxa de mais-valia cresceria como crescimento da mais-valia e, ainda que o padrão de vida absoluto do trabalhador continuasse o mesmo, a posição social relativa do operário em relação à do capitalista pioraria. No caso dediminuição de produtividade devido a menor investimento nos operários seria preciso mais tempo de trabalho para produzir uma dada quantidade de mercadorias que consequentemente teriam mais valor. Se os saláriosnão acompanharem esta tendência no valor das mercadorias o padrão de vida do trabalhador também piorará.

Marx explica que o fortalecimento das forças produtivas acelera a acumulação do capital eque com a acumulação progressiva opera-se uma mudança progressiva na composição do capital. A parte do capital global representada pelas máquinas, matérias-primas, meios de produção de todo o gênero,cresce de forma mais fluida que a outra parte do capital destinada à compra da força de trabalho, portanto, X cresce mais rápido que Y. Mas como disse Malthus: “enquanto X cresce de forma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Karl Marx e a Luta de Classes
  • Karl marx
  • Karl Marx e as Lutas de CLasses
  • (Karl Marx) AS LUTAS DE CLASSES EM FRANÇA – DE 1848 A 1850 (Resumo)
  • O MORDOMO DA CASA BRANCA RELACIONADO A TEORIA DE LUTA DE CLASSES DE KARL MARX
  • Karl Marx
  • Karl marx
  • karl marx

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!