Ciencias do ambiente/ecologia

Páginas: 9 (2061 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013



Ciências do Ambiente






Água








UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS
CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO
ALUNA: Jônatas de Castro Ramos RGU: 10100054
PROFESSORA: Henriete





Petrópolis, 28 de Outubro de 2013








Questionário sobre a ÁGUA

1) A água encontra-sedisponível sob várias formas e é uma das substâncias mais comuns existentes na natureza. É encontrada principalmente no estado líquido constituindo um recurso natural renovável por meio do ciclo hidrológico.

a) Explique o fenômeno do ciclo hidrológico da água.

O ciclo hidrológico é o fenômeno global de circulação fechada da água entre a superfície terrestre e a atmosfera, impulsionadofundamentalmente pela energia solar associada à gravidade e à rotação terrestre. O conceito de ciclo hidrológico está ligado ao movimento e à troca de água nos seus diferentes estados físicos, que ocorre na Hidrosfera, entre os oceanos, os calotes de gelo, as águas superficiais, as águas subterrâneas e a atmosfera. Este movimento permanente deve-se ao Sol, que fornece a energia para elevar a água dasuperfície terrestre para a atmosfera (evaporação), e à gravidade, que faz com que a água condensada caia (precipitação) e que, uma vez na superfície, circule através de linhas de água que se reúnem em rios até atingir os oceanos (escoamento superficial) ou se infiltre nos solos e nas rochas, através dos seus poros, fissuras e fraturas (escoamento subterrâneo). Nem toda a água precipitada alcança asuperfície terrestre, já que uma parte, na sua queda, pode ser interceptada pela vegetação e volta a evaporar-se. A água que se infiltra no solo é sujeita a evaporação direta para a atmosfera e é absorvida pela vegetação, que através da transpiração, a devolve à atmosfera. Este processo chamado evapotranspiração ocorre no topo da zona não saturada, ou seja, na zona onde os espaços entre as partículasde solo contêm tanto ar como água. A água que continua a infiltrar-se e atinge a zona saturada, entra na circulação subterrânea e contribui para um aumento da água armazenada (recarga dos aquíferos). A quantidade de água e a velocidade com que ela circula nas diferentes fases do ciclo hidrológico são influenciadas por diversos fatores como, por exemplo, a cobertura vegetal, altitude, topografia,temperatura, tipo de solo e geologia.

b) Qual é a relação que existe entre a quantidade de água do planeta atualmente e o ciclo hidrológico desde a criação do planeta?

Alguns cientistas afirmam que desde que a vida apareceu sobre a terra à quantidade de água existente no planeta é praticamente a mesma e que ainda, 2/3 do planeta é coberto por água. Então, por que algumas pessoas afirmam quea água está acabando? A questão é que de fato a quantidade de água no planeta tem permanecido praticamente inalterada desde que o mundo é o mundo como o conhecemos hoje. O que mudou, foi apenas a forma como essa água se encontra disponível e a sua utilização. A água pode ser encontrada no planeta em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Durante o processo que chamamos de “Ciclo da água”ou “Ciclo hidrológico” ela passa pelos estados líquido e gasoso de forma que vai sempre se renovando a cada ciclo completo. Em alguns lugares muito frios do planeta ela pode ser encontrada em estado sólido (ex.: geleiras na Antártida), ou ainda, se solidificar depois de cair na forma de chuva ou neve (pequenos flocos de água solidificada) como, por exemplo, no pico de montanhas que permanecemcongelados durante o inverno e derretem parcialmente no verão dando origem a rios como o Rio Tigre na Mesopotâmia que nasce do derretimento de gelo em uma cadeia de montanhas: as montanhas Taurus na Turquia. Quando a terra estava se formando, a superfície do planeta era muito quente e toda a água existente estava na forma de vapor. Podemos dizer então, que o ciclo da água começou com um processo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ECOLOGIA E AMBIENTE
  • ecologia ,meio ambiente e reciclagem
  • Ecologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade
  • ecologia e meio ambiente
  • Avalia o Ecologia e Meio Ambiente
  • Dia do Meio Ambiente e Ecologia
  • seminario de ecologia e meio ambiente
  • ciencias do ambiente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!