A LUTA POR RECONHECIMENTO SOCIAL ATRAVÉS DO FUNK OSTENTAÇÃO E DOS “ROLEZINHOS”

2939 palavras 12 páginas
A LUTA POR RECONHECIMENTO SOCIAL ATRAVÉS DO FUNK OSTENTAÇÃO E DOS “ROLEZINHOS”

Fernanda Barros Macedo1, Guilherme Vinícius de Andrade2, Marcos Antônio de Moraes Brito3, Wellington Abreu Santos4, Maurício Martins Alves5, Luiz Carlos Andrade de Aquino6

1Univap/Faculdade de Direito, fernandabm88@gmail.com
2Univap/Faculdade de Direito, guilherme_andrade@outlook.com
3Univap/Faculdade de Direito, dknow75@gmail.com
4Univap/Faculdade de Direito, wellington949@gmail.com
5Univap/Faculdade de Direito, mmalves@univap.br
6Univap/Faculdade de Direito, aquino@univap.br

Resumo- O presente artigo propõe suscitar uma reflexão sobre como as manifestações de funk ostentação e dos “rolezinhos” são recebidas por comerciantes, imprensa e poder público da sociedade de São José dos Campos, e se é possível apontar nestes movimentos aspectos de reconhecimento assim como avaliar a importância do conceito de justiça bidimensional de Fraser (2002) para resolução de tensões sociais. Para isso, fez-se um estudo bibliográfico sobre essas manifestações e analisou-se artigos jornalísticos da cidade entre os anos de 2013 e 2015. O resultado aponta que, na sociedade joseense, segmentos encaram estas manifestações com juízo de valor negativo, levando-os a adotarem medidas para coibí-las sem, contudo, gerarem em contrapartida resultados sociais positivos. Neste contexto, a consideração do conceito bidimensional de justiça poderia trazer ações mais efetivas para a sociedade, em especial os jovens da periferia, comerciantes, poder público e extratos sociais de alta renda.

Palavras-chave: funk; ostentação; rolezinho; reconhecimento; globalização; cultura;
Área do Conhecimento: Direito

Introdução

A demanda social de grupos menos favorecidos tem transitado nos últimos anos da redistribuição para o reconhecimento (FRASER, 2002). Manifestações culturais de grupos sociais marginalizados podem refletir este aspecto.
Neste sentido, a importância deste trabalho é ilustrar a presença de aspectos

Relacionados

  • Sexo e ostentação
    5316 palavras | 22 páginas
  • nr24
    24127 palavras | 97 páginas