A Lua

Páginas: 11 (2709 palavras) Publicado: 8 de julho de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA




A LUA


LUCIANO MARTINS DA ROSA
PATRÍCIA LOPES FONSECA


PROFESSOR ALCIR NEI BACH





PELOTAS, JUNHO DE 2013.
A ORIGEM DA LUA
Apesar de estarmos adentrando a segunda década do século XXI, com fontes de pesquisa extensas, tecnologias avançadas e afins,ainda não temos a plena certeza da origem lunar.
Ela é incerta, mas as similaridades no teor dos elementos encontrados tanto na Lua quanto na Terra indicam que ambos os corpos podem ter tido uma origem comum. Nesse aspecto, alguns astrônomos e geólogos alegam que a Lua teria se desprendido de uma massa incandescente de rocha liquefeita primordial, recém-formada, através de uma força centrífuga.Porém, a teoria mais aceita nos dias atuais é a hipótese do “Grande Impacto” comumente chamada de “Big Splash”. Ela conta que em algum momento do período Hadeano (de 4,57 a 3,85 bilhões de anos atrás) um corpo do tamanho aproximado ao planeta Marte (chamado de Theia) chocou-se com a Terra. Essa teoria explica a órbita angular do sistema Terra-Lua e a semelhança entre os dois corpos em termos decomposição química. Esse grande impacto entre Theia e a Terra ocasionou a vaporização total do primeiro, assim como a superfície do segundo, lançando toda água e rocha fundida na atmosfera, formando um anel similar aos anéis de Saturno. Esse anel se condensou e formou a Lua, que ficou presa ao campo de gravidade da Terra, transformando-se no único satélite natural do planeta.









A FACEOCULTA DA LUA
A Lua possui um lado oculto, equivocadamente, muitas vezes chamado de “lado escuro”. Possuir um lado oculto não significa que ele seja escuro, pelo contrário.
A Lua, assim como a Terra, gira em torno de seu próprio eixo, então possui um ciclo de dia e noite, com cada região de sua superfície sendo iluminada pelo Sol por determinado espaço de tempo a cada giro (rotação) completo. Alógica é simples: é a mesma que ocorre na Terra e propicia os dias e as noites.
Da Terra é sempre visto o mesmo lado da Lua pois a atração gravitacional conduzida pelo planeta forçou a ocultação permanente da outra face. Há, na realidade, uma sincronia entre os movimentos de rotação da Lua em torno de seu próprio eixo e a revolução da Lua em volta da Terra. Ao longo dos tempos, o “intercâmbio”gravitacional entre os dois corpos fez com que o satélite ficasse trancado numa espécie de sincronização entre seus períodos de rotação e translação, que levam um pouco menos de quatro semanas para serem completados, que é a duração do mês lunar.











AS FASES DA LUA
Uma fase lunar ocorre para o mundo todo, não importando a localização geográfica do observador. Porém, elas não sãovistas da mesma forma. No Hemisfério Norte, o aspecto da Lua é invertido em relação ao visto no Hemisfério Sul, que é o caso da quase totalidade do território brasileiro e da totalidade do Rio Grande do Sul, estado em questão.
As fases da Lua são quatro: Nova, Quarto-Crescente, Cheia e Quarto-Minguante.
Lua Nova (Novilúnio): É quando a face da Lua voltada para a Terra não reflete nenhuma luzdo Sol. Fala-se também que a Lua está em conjunção com o Sol. A Lua Nova só é visível durante os eclipses do Sol. Nessa fase, o ângulo entre Sol, Terra e Lua é praticamente zero. A Lua Nova nasce por volta das seis horas da manhã e se põe às seis da tarde. Ou seja, ela transita pelo céu durante o dia.
Quarto-Crescente (Primeira Quadratura): Ocorre sete dias após a Lua Nova, quando a cada diaenxerga-se uma nova fração da Lua iluminada pelo Sol. Não há alinhamento dos astros, então, não há eclipses. A Lua nasce aproximadamente ao meio-dia e põem-se à meia-noite. Seus aspecto é de um semicírculo voltado para oeste, que lembra a letra “C” de Crescente.
Lua Cheia (Plenilúnio): Há o alinhamento Sol – Terra – Lua, quando a Lua está oposta ao Sol e a Terra. Quando há coincidência do plano...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a lua
  • A Lua
  • A lua
  • A lua
  • Lua
  • A Lua
  • A lua, eu e nós
  • a lua

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!