A Lua

Páginas: 2 (378 palavras) Publicado: 4 de março de 2014
A Lua, considerada o planeta vizinho da Terra foi motivo de várias observações e curiosidades pela sociedade desde a antiguidade, foi bastante utilizada como referência para calendários,navegadores, medição do tempo, entre outros. Todavia, a Lua é lugar extremamente perigoso, por apresentar condições nada favoráveis ao desenvolvimento, como grande oscilação de temperaturas, não possuiratmosfera nem água.
É importante frisar, que a Lua exerce grande influência sobre a vida terrestre, sendo responsável pelo movimento das marés, devido ao seu movimento gravitacional que atrai a água daTerra, provocando as marés altas. Além disso, o seu movimento de rotação em torno da Terra mantém a inclinação do eixo terrestre responsável pelas estações do ano.
Contudo, por diversos anos váriasteorias foram criadas para explicar a origem da Lua, o pioneiro foi Galileu Galilei, que em 1609 comprovou que a Lua era um composto sólido e não um deus, como era dito por uma grande maioria. Em 1873,Edward Roche afirmou que a Lua e a Terra nasceram ao mesmo tempo de um mesmo material, mas esta teoria apresentou uma grande falha, pois a quantidade de ferro existente na Lua é menor que a da Terra, logoesta teoria foi descartada.
Com o passar do tempo, em 1878, Jorge Darwin apresentou sua tese de que a Lua surgir de uma fissão, e que com o tempo ia se afastando da Terra, que anos depois foicomprovada. Em 1909, Thomas Jeferson lançou a teoria da coagregação, o qual declarava que a Lua teria se formado no sistema solar, porém com algum tempo teria chegado muito perto da Terra e teria sidoatraída por ela. Todavia, era improvável já que não há um material resistente para atrair a Lua.
No entanto, a teoria mais aceita pela comunidade científica é a teoria do impacto gigante, criada porWilliam Hatmann, cuja alegava que a Terra teria se chocado com um objeto, dando origem a rotação. Esta colisão lançou um material para órbita da Terra dando origem a Lua. Não há sinais do impacto na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a lua
  • A Lua
  • A lua
  • A lua
  • Lua
  • A Lua
  • A lua, eu e nós
  • a lua

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!