A LOGÍSTICA COMO ESTRATÉGIA PARA A OBTENÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA

Páginas: 6 (1258 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
MBA em Gestão Empresarial e Negócios

A LOGÍSTICA COMO ESTRATÉGIA PARA A OBTENÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA

Atualmente, preocupar-se com a logística tornou-se fundamental nas empresas, elas estão buscando a diferenciação e o estabelecimento de vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes.
Para alcançar esses objetivos, cada uma tenta encontrar o seu próprio caminho; porém, entremuitas delas, um ponto comum pode ser observado: a opção pela aplicação da logística, que deve ser entendida como o gerenciamento estratégico dos fluxos de materiais e das informações correlatas para levar, de forma eficiente e eficaz, os produtos de uma origem a um destino.
A globalização, a mudança no comportamento dos consumidores, a redução do ciclo de vida dos produtos e o enfraquecimentodas marcas exigem que as organizações adquiram e desenvolvam novas competências para conquistar e manter clientes. Ampliam-se as dimensões da competitividade, a qual deixa de ser regional para ser global. A concorrência passa a acontecer entre cadeias produtivas e não mais entre empresas isoladas.
Rapidez e flexibilidade deixam de ser apenas um discurso e tornam-se obrigatórias.

POR QUE SEPREOCUPAR COM A LOGÍSTICA?
A pergunta que muitos se fazem é: quais as razões para a logística mostrar-se como uma escolha lógica e oportuna para fazer frente a essas exigências?
Algumas respostas podem ser encontradas ao analisar os aspectos seguintes:
- A evolução de seu conceito: ao incorporar e utilizar preceitos de marketing, qualidade, finanças e planejamento, a logística tornou-se umadisciplina multifuncional e, assim, aumentou sua contribuição para a eficiência e a eficácia da gestão. Ainda mais, é capaz de manter a atenção às necessidades internas da empresa e, ao mesmo tempo, voltar os seus olhos aos desejos dos clientes;
- Preocupação com a gestão de fluxos. O primeiro fluxo é o dos materiais, o qual se inicia no fornecedor e termina na entrega ao consumidor final. O segundo éo das informações, o qual tem um sentido inverso ao do anterior. Então, pela sincronização e racionalização destes fluxos, procura-se, simultaneamente, a redução de estoques, que são consumidores de recursos, e o aumento da disponibilidade dos produtos. Essa sinergia favorece, também, o fluxo financeiro da empresa.

A LOGÍSTICA COMO ESTRATÉGIA
A logística permite desenvolver estratégias para aredução de custos e o aumento do nível de serviço ofertado ao cliente. Como essas duas condições, isoladamente ou em conjunto, possibilitam o estabelecimento de diferenciais competitivos, justifica-se que este seja o caminho escolhido por um número crescente de empresas para buscar vantagens sobre a concorrência.
DESAFIOS E OPORTUNIDADES
É necessário analisar a realidade do Brasil, e o que seapresenta é preocupante. Nossos custos logísticos são, no mínimo, o dobro da média dos países desenvolvidos, que gastam nesta área de 8% a 10% do seu PIB anual. A logística é pouco difundida e aplicada pelas empresas nacionais. Nossa infra-estrutura não é favorável, sendo necessários pesados investimentos nesse setor. A matriz de transporte é fortemente dominada pelo transporte rodoviário, queresponde por dois terços do movimento de carga no país. Não existem indicadores de desempenho setoriais, há falta de mão-de-obra qualificada e existe pouco incentivo para a pesquisa nessa área. Esse panorama mostra desafios e oportunidades. Os desafios estão na necessidade de rápida solução dos problemas que impedem o desenvolvimento e o aumento da eficiência da logística.

"Apagão" logístico virarealidade e é grande desafio do País
O apagão logístico virou realidade no Brasil e será um dos maiores desafios para o próximo governo.

No ano passado, por causa da crise financeira mundial, os gargalos foram amenizados. Mas bastou o País reagir e crescer acima da média para os problemas voltarem com força. Na área de transporte, falta tudo. As estradas continuam em péssima qualidade,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vantagem competitiva, uma questão de estratégia
  • ESTRATEGIA E VANTAGENS COMPETITIVAS
  • Estratégia e Vantagens Competitivas
  • As estrategias adoptadas para obtencao de Vantagem Competitiva: Caso TPM 2005- 2009
  • Estrategias de produção como vantagem competitiva
  • LOGÍSTICA REVERSA COMO VANTAGEM COMPETITIVA
  • Logística e Vantagem Competitiva
  • Logística como vantagem competitiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!