FUNDAMENTO DAS POLITICAS SOCIAS

Páginas: 15 (3673 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Maria aparecida Alves Gusmão*
Maria do Socorro Perpetuo Silva**
Wanderson Weder de Oliveira Sousa Rocha***


RESUMO
Este artigo tem como proposta apresentar algumas reflexões sobre o tema complexo, muito discutido e trabalhado pelo Serviço Social, que são as políticas sociais. A influência das políticas na profissionalização do assistente social e como tudo isso foi possível. Astransformações sociais, econômicas e até mesmo culturais que ocorrem em cada época trazem a tona novas necessidades, que por sua vez determinam a criação de um conjunto de intervenções políticas, cujo objetivo maior seria atender as demandas da sociedade. Através das políticas sociais é que vai discutir as questões sociais tão gritantes nas sociedades atuais.
Palavras-chaves: políticas social. Serviçosocial.

1 INTRODUÇÃO


Falar do surgimento do Serviço Social e Politicas Sociais são elementos que acontecem simultaneamente na história, acontece um por causa do outro. O serviço social para atender as necessidades das questões sociais, e a classe trabalhadora tem suas necessidades atendidas justamente a partir da concretização dessas politicas no seio da sociedade com a Constituição daFederal de 1988.
As políticas sociais e a sua origem estão relacionadas com a luta da classe trabalhadora que sempre teve como objetivo buscar uma expressão frente a sociedade e consegue se inserir no cenário politico no fim dos anos 1970 e isso começa modificar a identidade das politicas sociais.
O assistente social trabalha preferencialmente na execução ou no planejamento das politicassociais visando atender as demandas como uma espécie de pacificador entre os dois extremos: a classe trabalhadora, a burguesia e o Estado.


2 POLITICAS SOCIAIS: SUA GÊNESE E DESENVOLVIMENTO.


Ao falar de politica geralmente nos remete apenas as politicas partidárias, mais a politica em si é a arte do diálogo, negociação, fazer politica é negociar ou seja, politica é a arte de negociar, trazerem âmbito público aquilo que é de interesse privado ou seja, a necessidade da sociedade como um todo. A politica social é um tipo de politica própria da articulação social e econômica capitalista, ela nasce em função do modo de produção capitalista e é uma politica de mediação entre as necessidades de valorização do capital, é preciso valorizar a mediação do trabalho porque é o trabalho quem produzo capital.
A origem das políticas sociais relaciona-se com os movimentos de ascensão do capitalismo e não apenas sua ascensão mais todas as crises nesse modo de produção onde pode estar relacionado ao surgimento das políticas sociais. As questões sociais e política social oriunda de fundamentos que se encontram nas relações de exploração do capital sobre o trabalho. Com o predomínio dosprincípios do liberalismo definidos pelos liberais e assumidos pelo Estado capitalista não é difícil compreender que a resposta dada a questão social no final do século XIX foi, sobretudo repressiva e apenas incorporou algumas demandas da classe trabalhadora, transformando as reivindicações de vida dos trabalhadores, sem atingir, portanto o cerne da questão social. Mais mesmo as reformas sociais do períodopós-Segunda Guerra não teve esse caráter. Nesse sentido, as primeiras iniciativas de políticas sociais podem ser entendidas na relação de continuidade entre Estado liberal e Estadas sociais. Em outras palavras não existe polarização irreconciliável entre Estado liberal e Estado Social, ou de outro modo não houve ruptura radical entre estado liberal predominante do século XIX e o estado socialcapitalista do século XX. Houve sim uma mudança profunda perspectiva do Estado, que abrandou seus princípios liberais e incorporou orientações social-democratas num novo contexto socioeconômico e da luta de classes, assumindo um caráter mais social, com investimento em políticas sociais. O estado liberal é caracterizado pelo indivíduo que busca seu próprio interesse econômico proporcionando o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fundamentos das politicas socias
  • Fundamentos das politicas socias
  • POLITICAS SOCIAS
  • Politica Socias
  • Politicas socias
  • Fundamento das ciências socias
  • Fundamentos historicos do serviço socia
  • FUNDAMENTOS DAS CIENCIAS SOCIAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!