A LITERATURA NO BRASIL DE 1891 A 1929

Páginas: 9 (2119 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2014
A literatura da Republica Velha

Na literatura se destacava o pré-modernismo com alguns autores que falavam da realidade brasileira, mesmo com algumas influências européias.
Os autores que tiveram grande destaque juntamente a suas obras foram:
• Euclides da Cunha com Os sertões, que tratava, em uma linguagem jornalística, sobre a guerra dos canudos;
• Lima Barreto, com sua obra Triste fimde Policarpo Quaresma, que se referia à imagem do major Quaresma,
• Monteiro Lobato, com sua obra Urupês, na qual criou o imortal o personagem Jeca Tatu.
A década de 1920 foi marcada por um movimento modernista brasileiro que se rebelava contra o elitismo e o europeísmo. Mas foi em 1922, que o modernismo atingiu o seu ponto culminante, quando teve inicio a Semana de Arte Moderna que aconteceu emSão Paulo. Este movimento tinha como objetivo a modernização da cultura, com base em elementos naturais da nossa nação. 
Neste período podemos conhecer nomes importantes como: Oswaldo de Andrade, Mário de Andrade, Manuel Bandeira e Machado de Assis.

Euclides da Cunha
Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha nasceu no dia 20 de janeiro de 1866, em Cantagalo (RJ).
Passou sua infância no Rio deJaneiro, mais precisamente em Teresópolis e São Fidélis, onde foi criado por tias, pois era órfão. Após alguns anos, ingressou na Escola Militar, da qual foi expulso por suas idéias republicanas que o levaram a desacatar o Ministro de Guerra, em 1888. Contudo, com a proclamação da República, o autor voltou à Escola Superior de Guerra e formou-se em Engenharia Militar e Ciências Naturais. Porém,Euclides da Cunha começou a contestar as decisões republicanas e resolveu desligar-se totalmente da carreira militar. Em 1897, quando mudou-se do Rio para São Paulo, passou a fazer a cobertura da revolta de Canudos para o jornal O Estado de S. Paulo. A experiência como jornalista no nordeste resultou na obra mais conhecida do escritor: Os sertões.
Pertencente ao Pré-Modernismo, o clássico Os sertões deEuclides da Cunha tem como característica principal: o regionalismo. A realidade do Nordeste brasileiro é retratada com fidelidade na obra, a qual descreve as condições precárias de vida da região e os motivos pelos quais ocorreu o drama da Guerra de Canudos. O sucesso da obra foi tamanho que o autor foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1903. O livro Os sertões é consagrado comoreferência na literatura e na sociologia para o estudo do sertanejo. Em seu livro o autor retrata a terra nordestina, o homem sertanejo e a luta travada pelos nordestinos na Guerra de Canudos. Euclides da Cunha foi assassinado em 1909, devido a questões familiares.

Obras: Os sertões (1902); Peru versus Bolívia (1907); Contrastes e confrontos(1907); À margem da História (1909).

Lima Barreto
Lima Barreto viveu uma vida boêmia e solitária. Suas obras contaram experiências vividas por ele, além de denúncias sobre a desigualdade social da época.
 Afonso Henriques de Lima Barreto nasceu em 1881 na cidade do Rio de Janeiro. Enfrentou o preconceito por ser mestiço durante a vida. Ficou órfão aos sete anos de idade de mãe e, algum tempodepois, seu pai foi trabalhar como almoxarife em um asilo de loucos chamado Colônia de Alienados da Ilha do Governador.
Concluiu o curso secundário na Escola Politécnica, contudo, teve que abandonar a faculdade de Engenharia, pois seu pai havia sido internado, vítima de loucura, e o autor foi obrigado a arcar com as despesas de casa.
Como leu bastante após a conclusão do segundo grau, sua produçãotextual era de excelente qualidade, foi então que iniciou sua atividade como jornalista, sendo colaborador da imprensa. Contribuiu para as principais revistas de sua época: Brás Cubas, Fon-Fon, Careta, etc. No entanto, o que o sustentava era o emprego como escrevente na Secretaria de Guerra, onde aposentaria em 1918.
Não foi reconhecido na literatura de sua época, apenas após sua morte. Viveu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A constituição de 1891 e os intelectuais no brasil
  • O brasil e a crise de 1929
  • O Brasil Diante da Crise de 1929
  • O Brasil e as Crises 1929
  • A Grande crise de 1929 e o Brasil
  • A literatura no brasil
  • A crise de 1929 e seu reflexo no brasil
  • A Literatura No Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!