fichamento

Páginas: 5 (1092 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2014
Faculdades integradas pitágoras
Fichamento
Filosofia da caixa preta.

Flávio Alcantara
22/05/2014
Produção gráfica.










Renato de Oliveira Silva
3º período Publicidade e Propaganda
Filosofia da caixa preta.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. São Paulo: Hucitec, 1985. 92p.

A produção de imagens na publicidade: o jogo, os aparelhos e os programas.
Imagenssão superfícies que pretendem representar algo. Na maioria dos casos, algo que se encontra lá fora no espaço e no tempo. As imagens são, portanto, resultado do esforço de se abstrair duas das quatro dimensões espaço-temporais , para que se conservem apenas as dimensões do plano. Devem sua origem à capacidade de abstração específica que podemos chamar de imaginação. No entanto, a imaginação tem doisaspectos: se de um lado, permite abstrair duas dimensões dos fenômenos, de outro permite reconstituir as duas dimensões abstraídas na imagem.
(1985 p.1)

Flusser define que as imagens tradicionais têm o propósito de representar o mundo. São imagens provenientes de um tempo anterior à escrita, que inicia a concepção de um tempo linear. As imagens tradicionais imaginam o mundo. Ao especificar aimagem técnica, o autor as define como sendo imagens produzidas por aparelhos que, no entanto simboliza uma espécie de evolução no modo de pensar e enxergar a imagem. A imagem técnica não tem o objetivo de representar o mundo, mais sim representar novos conceitos em relação ao mundo. Ele cita que essas imagens podem ser usadas de forma a criar um envolvimento com a cultura do povo, a fim dedisseminar uma idéia sobre determinado conhecimento. A câmera fotográfica, que é um instrumento que permite ao homem capturar uma imagem Flusser explica que é necessário ter discernimento para encontrar em um mundo tão cheio de imagens, aquelas que possam significar alguma coisa e que possam adquirir valor. Quando o assunto passa a ser “O Gesto de Fotografar”. Flusser reafirma a idéia da necessidade deimagens interessantes, informativas e ao mesmo tempo inéditas É necessário que o fotógrafo faça uma sequência de fotos que possam ilustrar o acontecido de forma mais realista possível, e que a práxis fotográfica obedece a certas regras e restrições de aparelhagem, além de respeitar sempre um determinado ponto de vista, definido sempre pelo fotógrafo. 





A caixa-preta da publicidade: osaparelhos governamentais, industriais e econômicos.
A comunicação é um processo complexo que trata da conexão, informação e vínculo. Ela “começa muito antes dos meios da comunicação de massa, muito antes da imprensa, do rádio, da televisão. Logo, vemos que a questão da comunicação não é somente anterior ao conceito reducionista de mídias, como também demanda uma revisão.
Para tanto, as questõesque rondam as ciências da comunicação e os processos comunicativos ainda se encontram na produção tecnicista. Desenvolveram-se máquinas e técnicas para produzir uma ‘melhor’ comunicação, não é por acaso que as primeiras teorias da comunicação eram antes de tudo teorias matemáticas da comunicação. A evolução tecnológica não cessa.
Os estudiosos da comunicação na atualidade pensam nos suportes quea geram, ou seja, na mídia (meio), o que está entre uma coisa e outra. E as relações humanas como princípios da comunicação deixaram de ser pensadas. Assim, os vínculos dados nas trocas entre corpos e estabelecidos desde o nascimento de um bebê, ou ainda, durante o período de gestação tornam-se deficitários. É a sua ausência que transforma a comunicação num processo minimalista. E a informaçãotambém se reduz a um fim único: a de atribuir função, utilidade. Eis que, é no funcionalismo que as ciências da comunicação se perdem.
Para Flusser, porém, nos enganamos ao pensar que ‘eternizamos’ um momento quando, na verdade, nos seduzimos a registrar diversos eventos sem grande valor. Daí, mais uma vez, a sua crítica a postura de substituição de textos por imagens. Para o autor, a importância...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento
  • fichamento
  • fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!