A LINGUAGEM CARTOGR FICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

1053 palavras 5 páginas
A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA A Cartografia trabalha possibilitando novas formas para decifrar as dificuldades dos alunos, ao elaborar algo escrito ou mental dos lugares, fazer uma analise e definição de estratégia ou defesa, a localização de ruas de sua própria cidade ou até mesmo a orientação de um passeio fora ou dentro da cidade, são atividades que exigem mapas específicos com diferentes objetos, legendas, escalas, imagens de modo que oriente, informe o usuário auxiliando em suma o cotidiano das pessoas, então, a Cartografia faz parte de nossa vivência, pois, além de auxilia, direcionar ela propicia experiências, e subsidia soluções por exemplo ao governantes em relação aos problemas sociais, econômicos, entre outros.
Percebe-se que falta ao aluno algumas noções básicas de lateralidade, de escala ou mesmo de proporção; estes são alguns dos pré-requisitos necessários, não só para a cartografia, mas também para outras disciplinas como a Matemática. O conhecimento cartográfico é entrelaçado a outros conhecimentos; não se faz por si só. O aluno trabalha a proporção na Matemática e, ao mesmo tempo, a utiliza para compor os mapas. Trabalhar a Cartografia no ensino médio não é por si uma tarefa fácil, pois, os alunos têm um déficit de alfabetização cartográfica.
O mapa é uma forma de representação deste espaço com símbolos, legendas, escalas e gráficos que fazem com que o aluno busque potencializar habilidades e competências do sistema para entendê-lo, decifrá-lo e utilizá-lo. Com isso desencadeia um desafio, que é o de levar esse aluno a perceber a geografia e a cartografia em seu cotidiano. Outro fator que dificulta o trabalho do professor é a sua formação, o seu conhecimento mínimo para desenvolver conteúdos geográficos em sala de aula.
O mapa é uma forma de representação deste espaço com símbolos, legendas, escalas e gráficos que fazem com que o aluno busque potencializar habilidades e competências do sistema para entendê-lo, decifrá-lo

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • ENTRE A ARTE E A TÉCNICA: O DILEMA DO SOCIAL NAS AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES RURAIS NO MUNICÍPIO DE CONSTANTINA/RS
    56134 palavras | 225 páginas