A Leptospirose Uma Doen A Infecciosa De Distribui O Cosmopolita

1520 palavras 7 páginas
A leptospirose é uma doença infecciosa de distribuição cosmopolita, causada por bactérias do gênero Leptospira, que acomete entre os animais domésticos: bovinos, suínos eqüinos e cães, podendo ocorrer também em animais selvagens. Sua relevância se deve a seu potencial zoonótico, podendo levar a doença humana. No rebanho bovino, assume grande importância devido à marcada perda de produtividade e prejuízos causados pela presença da doença na propriedade.
As bactérias do gênero Leptospira apresentam morfologia espiralada e por este motivo são denominadas espiroquetas. Atualmente neste gênero, são reconhecidas duas espécies: Leptospira biflexa, que engloba as amostras não patogênicas do gênero; eLeptospira interrogans composta de mais de 200 sorovariedades diferentes e patogênicas, agrupadas em sorogrupos segundo o grau de similaridade entre as mesmas.
A manifestação clínica da leptospirose pode ocorrer de três formas: uma forma aguda, onde os animais apresentam apenas febre, anorexia, hemoglobinúria, podendo raramente ocorrer aborto, porém na maioria dos casos é considerada inaparente; uma forma subclínica que ocorre principalmente em vacas não gestantes e não lactentes, mas não são observadas alterações nos animais; e uma forma crônica quando a leptospirose é mais claramente observada no rebanho, pois se manifesta clinicamente através de abortos, geralmente ocorridos no terço final de gestação, distúrbios reprodutivos como retenção de placenta, natimortalidade, alterações congênitas, nascimento de bezerros fracos, redução na produção de leite, aumento do intervalo entre partos e subfertilidade, sinais que refletem diretamente na eficiência reprodutiva do animal. Deve-se ressaltar também a maior gravidade das manifestações clínicas observadas em bezerros, que podem variar de acordo com a sorovariedade infectante. Os animais podem apresentar anemia hemolítica, congestão pulmonar, ocasionalmente meningite, leve icterícia, rins aumentados de volume, diminuição da

Relacionados

  • INFECTOLOGIA COMPLETA
    48444 palavras | 194 páginas