A LEI DAS ALAVANCAS DE ARQUIMEDES

Páginas: 23 (5600 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANATO DO DISTRITO FEDERAL
ENGENHARIA CIVIL










A LEI DAS ALAVANCAS DE ARQUIMEDES








BRASÍLIA
MARÇO - 2014






A LEI DAS ALAVANCAS DE ARQUIMEDES
Trabalho do curso de Engenharia Civil, apresentado à disciplina de Tópicos de Física Geral e Experimental.

ORIENTADOR:







BRASÍLIA
MARÇO - 2014

SUMÁRIOINTRODUÇÃO

Arquimedes de Siracusa foi um matemático, físico, inventor, filósofo e engenheiro, além de ter sido um dos principais cientistas da Antiguidade Clássica.
Ele passou sua vida se dedicando aos seus trabalhos científicos dos quais contribuíram muito para a evolução da ciência, dos seus métodos e conceitos. Arquimedes, como é popularmente conhecido, foi morto por um soldado romano durante oCerco a Siracusa, mesmo tendo os lideres de Roma dado ordens para deixa-lo livre, devido sua popularidade e a admiração que muitos tinham por ele.
Entre suas maiores contribuições para o âmbito cientifico, está a Lei das Alavancas. No meio da Física, a alavanca é um corpo rígido capaz de girar em torno de um eixo horizontal fixo. A força e distância são grandezas usadas na equação fundamental dasalavancas e é extremamente relevante para os cálculos e análise.











ARQUIMEDES (287-212 a.C.)

BIOGRAFIA
Arquimedes foi um proeminente matemático e inventor grego, escreveu importantes trabalhos sobre a geometria plana e sólida, aritmética e mecânica. Sem dúvida o maior génio da Antiguidade clássica e um dos maiores de todos os tempos. Arquimedes reúne todas as característicasque o imaginário popular atribui a um verdadeiro sábio. Era filho do astrônomo Fídias, que obteve uma estimativa para a razão dos diâmetros do Sol e da Lua. A palavra “Arquimedes” é composta de duas partes: arché, que significa princípio, domínio ou causa original; e mêdos, que significa mente, pensamento ou intelecto.
Arquimedes nasceu em Siracusa - Sicília, e foi educado em Alexandria -Egipto. No campo das matemáticas puras ele antecipou muitas das descobertas da ciência moderna, assim como o cálculo integral, através dos seus estudos acerca de áreas, volumes de sólidos e de áreas de figuras planas. Arquimedes provou ainda que o volume de uma esfera é dois terços do volume de um cilindro que circunscreve a esfera.
Na mecânica, Arquimedes definiu o princípio da alavanca sendo tambémcreditado com a invenção da roldana.
Arquimedes passou grande parte da sua vida na Sicília, e dedicou toda essa mesma vida à descoberta e à experimentação. Durante as tentativas de conquista da Sicília por parte dos romanos ele colocou todos os seus bens à disposição do estado, e a maior parte das suas descobertas na mecânica foram empregues na defesa de Siracusa. Inventou inúmeras máquinas deguerra e outras, para mecânica, hidráulica, astronomia, e para outros fins. Dentre as armas de guerra atribuídas a Arquimedes estão a catapulta e o, talvez legendário, sistema do espelho para focar os raios de sol sobre os barcos dos invasores e incendiá-los.
Após a conquista de Siracusa, na Segunda guerra púnica em 212 a.C., Arquimedes foi morto por um soldado romano que o descobriu enquanto eledesenhava figuras matemáticas na areia, pois sempre absorto nos seus cálculos escrevia por toda a parte onde encontrasse uma superfície lisa, fosse ela na parede ou no chão, na areia ou na terra batida ou até na cinza de uma fogueira.
Os trabalhos de Arquimedes que sobreviveram eram endereçados ao astrônomo Conon de Samos, na época vivendo em Alexandria, ao discípulo de Conon depois de sua morte,Dositeu de Pelúsia, ao rei Gelon, filho do rei Hierão de Siracusa, assim como a Eratóstenes, bibliotecário do museu de Alexandria e famoso por sua estimativa precisa do raio da Terra. Arquimedes expressou em vida o desejo de que em seu túmulo fosse colocado um cilindro circunscrito a uma esfera dentro dele juntamente com uma inscrição dando a razão entre os volumes destes corpos. Podemos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A LEI DAS ALAVANCAS DE ARQUIMEDES
  • Teoria das alavancas de arquimedes
  • Arquimedes (alavanca e empuxo)
  • Lei das alavancas
  • A Lei De Arquimedes
  • lei de arquimedes
  • Lei de Arquimedes
  • Lei da Alavanca e do Empuxo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!